ifa-2015-wearables

Temos três grandes eventos globais de eletrônica de consumo e tecnologia em geral no ano. Pela ordem: a CES de Las Vegas em janeiro, a MWC de Barcelona em fevereiro/março, e a IFA de Berlim, no começo de setembro. Há outros eventos (como a CEBIT) e anúncios de fabricantes ao longo do ano, mas nenhum deles alcança a relevância desses três.

A IFA 2015 começa na semana que vem, e o TargetHD vai contar tudo para vocês, mesmo não estando na Alemanha. Mas… o que veremos esse ano na IFA? Para aquecer as turbinas, esse post vai mostrar o que mais esperamos do último grande evento de tecnologia de 2015.

 

Samsung quebrou uma tradição

samsung-watch

Por diversas vezes, a IFA recebeu um evento Unpacked da Samsung, onde novos produtos da linha Note eram anunciados. Desde 2011, o primeiro Note foi anunciado no evento de Berlim, pegando todo mundo de surpresa. Mas os tempos são outros, e em 2015, eles decidiram que o Note 5 deveria ser apresentado em agosto. Dessa forma, seu lançamento não entraria em conflito direto com lançamentos de outros fabricantes (Sony, Apple).

No evento pré-IFA, a Samsung deu um preview do que veríamos vindo dela em Berlim: um novo smartwatch, com formato redondo, muito diferente dos modelos anteriores. O Gear S2 (ou Gear A) deve estar baseado no Tizen, mas duvidamos que a Samsung não anuncie alguma variante com Android Wear.

Outra grande novidade especulada é que um novo tablet poderia ser apresentado, mas não na linha Tab (mais básica), mas sim em uma linha premium, com formato curvo e materiais bem cuidados, no estilo do que vimos no Galaxy S6 Edge.

samsung-smart-tvs

Obviamente, em cada uma das duas apresentações que a Samsung tem previstas, muito será dito sobre televisores, linha branca e até fotografia. O mais destacado está relacionado com a nova linha de televisores top de linha da Samsung, onde a curva, o UHD e o HDR chegam para ficar.

 

A incógnita da Sony

sony-xperia

Algo acontece com a Sony. Essa frase ficou associada aos japoneses ao longo de 2015. Seus dispositivos da linha Xperia Z foram apresentados em pares nos últimos anos, mas nesse ano, nenhum Xperia foi apresentado em Barcelona (ou pelo menos modelos com esse nome). Tivermos uma leve renovação com o Xperia Z4, mas nada além disso.

Agora, temos a IFA 2015 e uma temporada chave para os fabricantes de smartphones. É de se esperar que, como já vem sendo especulado amplamente, veremos um novo membro da família Xperia, com números importantes em diferentes aspectos. E se a Sony cumprir com a regra, teremos também novos acessórios QX para seus smartphones. A incógnita principal é: com uma concorrência tão dura, e sendo os primeiros a oferecer ao consumidor um smartwatch, se a Sony vai renovar a sua aposta.

As demais novidades da Sony na IFA 2015 virão focadas nos televisões, Blu-ray players e pare de áudio, todos itens tradicionais da empresa no evento.

 

A IFA para a LG é sinônimo de TVs

lg-oled-4k-hdr

A LG sempre se caracterizou de adiantar o que iria apresentar na IFA. Não só nessa, mas em outros eventos que ela participa. Antecipa detalhes para tornar o seu evento em um campo de testes práticos, provando que tudo funciona como prometido.

Sem um smartphone de referência para o último trimestre do ano, podemos esperar um phablet (que pode se chamar LG G4 Pro) que vai competir diretamente com o Galaxy Note 5 e outros modelos que rondam as seis polegadas de tela, com stylus e software mais produtivo, e algum movimento na linha de smartwatches, já que este é o momento de apresentar novidades.

Mas o principal motivo da LG participar de uma IFA é o mundo dos televisores. Eles já anteciparam parte da estratégia, que não se limita mais aos modelos curvados OLED, mas também no investimento de tecnologia em outras linhas, e não apenas nos produtos premium. Veremos também se o HDR vai estar presente em mais modelos.

 

De TVs e seus sistemas operacionais

android-tv

Não é tão enraizada como as tecnologias de tela, UHD ou tela curva, mas uma batalha que está presente no mundo das TVs é a dos sistemas operacionais. Ficou para trás a era de ouro das Smart TVs simples. Agora, cada marca aposta no avanço de todo um sistema operacional em seus televisores.

A Samsung aposta no Tizen. A Philips vai de Android TV. A LG tenta tirar proveito com o seu webOS, e até o Firefox OS quer ter algo a dizer.

Na IFA, veremos muitos movimentos ovos. A Philips vai definitivamente apostar no Android TV, e já antecipou que veremos novidades, além da sua clássica atualização na linha de saúde, cuidado pessoal e produtos de áudio. A Panasonic também terá novidades nos televisores, assim como fabricantes com menor evidência querem fazer barulho, como a Hisense.

 

Motorola e Lenovo: muitos PCs e um esperado smartwatch

moto-360-silver

A Motorola e a Lenovo vão de mãos dadas para a IFA, e podemos esperar muitas novidades interessantes. Certamente a mais significativa está relacionada à renovação do smartwatch mais popular de 2014, o Moto 360. Estamos esperando a algum tempo qualquer movimento que indique esse lançamento, e Berlim pode ser o local escolhido pela Motorola para mostrar algo novo.

Algo certamente veremos na IFA 2015: novos PCs. A Lenovo não vai querer perder a oportunidade de aproveitar o lançamento do Windows 10 para ser um dos pilares da Microsoft, apresentando novos notebooks, desktops, all-in-ones e conversíveis/tablets. Há rumores que afirmam que os primeiros smartphones com Windows 10 também chegarão em Berlim, pelas mãos da Lenovo e (talvez) Acer.

 

Huawei, e sua linha Mate

huawei-logo

Outro clássico da IFA é a linha Mate da Huawei. Em 2015, vamos ver se o Mate 8 será ou não realidade no evento.

As expectativas são altas, e esperamos um dispositivo potente, com tela Quad HD de 6 polegadas, com os novos processadores Kirin, câmera com mais de 20 megapixels, 4 GB de RAM e uma bateria de longa duração. os últimos rumores indicavam para algo com mais de 4.000 mAh de capacidade.

 

Microsoft e Windows 10 Mobile: chegou a hora?

cityman-talkman-lead-evleaks-microsoft

A Microsoft não terá uma apresentação oficial na IFA, mas estará presente acompanhando os seus parceiros oficiais que estarão apresentando produtos com o Windows 10. Ou seja, não devemos ter surpresas deles no que se refere aos computadores tradicionais, certo?

Mas… e o Windows 10 Mobile? O que acontece?

O sistema é promissor, mas talvez já esteja demorando demais para chegar. Porém, a IFA 2015 parece ser o local perfeito para antecipar parte do que está por vir. Especula-se que marcas como Acer estarão em Berlim anunciando smartphones de entrada e linha média com o Windows 10 Mobile. Até a Microsoft pode tornar oficial algo que todos nós já sabemos: os novos Lumia 950.

Fiquem ligados! A partir do dia 1 de setembro (oficialmente, a IFA 2015 começa no dia 4, mas você bem sabe que os anúncios chegam antes), o TargetHD ficará lotado de postagens sobre os produtos que serão anunciados em Berlim. E você vai acompanhar tudo aqui.