gear-vr

A Samsung apresentou oficialmente o Gear VR, dispositivo de realidade virtual desenvolvido em parceria com a Oculus, que promete uma melhor experiência na visualização de vídeos com o nosso smartphone.

Contando com a ajuda do novo smartphone da empresa – o Samsung Galaxy Note 4, que atua como tela do dispositivo -, o Gear VR se conecta via microUSB ao telefone, oferecendo assim uma visualização mais envolvente dos conteúdos (vídeos, jogos de videogame, etc). Com um campo de visão de 96 graus, o dispositivo possui sensores de proximidade, acelerômetro e giroscópio, além de toda a tecnologia da Oculus, já conhecida por todos pelas inovações apresentadas no Oculus Rift.

650_1000_vr1

A tecnologia AMOLED permite o desligamento dos pixels conforme o usuário move a sua cabeça. É um truque de software imperceptível que elimina por completo as imagens borradas quando o usuário realiza o movimento, mantendo as imagens nítidas. Para ajudar na melhor imagem, o Gear VR possui um sistema de foco na parte superior, permitindo o ajuste manual do usuário a partir dos controles das laterais em formato de botões de controle de volume, um botão ‘voltar’ do Android e um painel touch que permite o manejo de diversos recursos.

O Gear VR é um dispositivo sem fio, com uma latência de 20 ms e controles integrados no próprio óculos. Os conteúdos podem ser carregados através de um cartão de memória microSD, mas a Samsung trabalha com parceiros que podem levar conteúdos para essa nova plataforma de forma remota ou via internet, seja para os campos de entretenimento ou para fins educacionais.

O Samsung Galaxy Gear VR tem previsão de lançamento para o final de 2014, mas seu preço não foi anunciado.