galaxy-note-edge

A Samsung apresentou um arsenal de novos produtos na IFA 2014, e vamos repassar cada um deles ao longo do dia. Começaremos pelos mais destacados, que são os novos smartphones Galaxy Note 4 e Galaxy Note Edge. Cada um deles com suas peculiaridades, que podem ser atraentes para diferentes grupos de usuários.

 

Samsung Galaxy Note Edge, com tela curva

galaxy-note-edge2

Esse é o modelo mais chamativo dos dois, apresentando uma real inovação, ao menos do ponto de vista do seu design. O Note Edge possui uma tela curva na lateral direita do dispositivo, com um design final muito parecido com um dos protótipos previamente apresentados pela empresa.

Tal curva na tela é possível por conta da tecnologia OLED de última geração desenvolvida pela Samsung, que hoje é pouco utilizada pela concorrência. Porém, resta saber se essa diferença pode ser positiva na prática. O Samsung Galaxy Round parece não ter dado muito certo. Será que o Note Edge consegue surpreender?

Nos demais itens, ele é basicamente um Galaxy Note 4, tanto no software como no hardware. Os demais elementos de design também são os mesmos, como as bordas metálicas, a parte traseira convencionada em plástico com textura, entre outros.

650_1000_edge-back

Sua tela curva possui uma diagonal de 5.6 polegadas Quad HD (2.560 x 1.440 pixels), sendo assim 0.1 polegada menor que o Note 4. Apesar do desequilíbrio do formato, o Note Edge parece ser um dispositivo confortável nas mãos, e é possível localizar até uma melhora na interatividade com o polegar, para quem utiliza o smartphone mais com a mão direita. Por outro lado, o novo design com a tela curva pode apresentar algumas inconveniências.

Com essa tela, é possível obter duas partes independentes de informações, através do software. É possível inclusive a tela ficar apagada na parte frontal, e a tela lateral exibir notificações, permanecendo ativa ao toque dos nossos dedos. É esperado que não só a Samsung aproveite essa particularidade, mas também os demais desenvolvedores.

 

Samsung Galaxy Note 4

galaxy-note-4

O modelo mais “convencional” conta com características esperadas para um novo modelo, mas que já foram adotadas no Galaxy S5. O novo Galaxy Note 4 possui uma tela de 5.7 polegadas Quad HD, e se destaca mais pelo novo design e uso de materiais mais nobres, como uma borda em alumínio, já adotada no Samsung Galaxy Alpha. A parte traseira – em compensação – continua sendo de policarbonato, revestida com uma imitação de couro.

Sua tela não é completamente plana, e a Samsung chama a sua tecnologia de tela de 2.5D, ou seja, contando com uma pequena curvatura, tal como acontece em muitos modelos da linha Nokia Lumia. As demais especificações de hardware são as mesmas do Galaxy Note Edge, em todos os itens, a começar pelo sistema operacional Android 4.4 KitKat.

Mais uma vez, teremos duas versões dos dois dispositivos: uma com um hardware Samsung Exynos 5433 octa-core (1.9 GHz quad + 1.3 GHz quad) para o mercado coreano, e outra, com um SoC Snapdragon 805 quad-core de 2.7 GHz, para os demais mercados. Em ambos os casos, temos 3 GB de RAM, e versões com 32 ou 64 GB de armazenamento (expansíveis via cartão microSD).

A bateria do Note 4 possui 3.220 mAh, enquanto que no Note Edge fica em 3.000 mAh, ambos com tecnologia de recarga rápida da Qualcomm.

Vale a pena destacar que os dois modelos contam com uma câmera traseira de 16 megapixels, com sistema de estabilização óptica inteligente e flash LED duplo. A câmera frontal possui 3.7 megapixels de resolução, com abertura focal de f 1.9, prometendo melhores selfies em piores condições de luz, além dos nossos recursos de software, que permitem o registro de selfies com ângulos de 120 graus.

O sensor traseiro do Note 4 possui um sensor de raios ultravioleta, que nos informa a radiação do Sol em cinco níveis (baixa, moderada, alta, muito alta e extrema). o recurso trabalha em conjunto com o S Health.

650_1000_note-4-back

Tanto o Galaxy Note 4 como o Galaxy Note Edge chegam ao mercado em outubro, nas cores branco, preto, dourado e rosa. Os preços não foram revelados, nem a janela de lançamento nos diferentes mercados ao redor do planeta, mas tudo leva a crer que o Note Edge será bem mais caro que o Note 4.

1000_1000_galaxy-note-4