Lumia-830_group1

A Microsoft tirou muita gente da cama mais cedo hoje para anunciar em Berlim (Alemanha) as suas novidades no segmento de dispositivos móveis (na prática, confirmar os produtos vazados e especulados nas últimas semanas). A primeira novidade é o Lumia 830, primeiro smartphone a contar com a tecnologia de câmeras PureView em um dispositivo com uma proposta de preço mais acessível. Bom, pelo menos essa é a ideia.

O principal apelo da Microsoft para o Lumia 830 é para a sua câmera traseira, de 10 megapixels, com tecnologia PureView, ópticas ZEISS e o mais leve e fino sistema de estabilização óptico de imagem (OIS) fabricado pela empresa. Assim como aconteceu em outros smartphones da linha Lumia, o aplicativo de câmera conta com recursos especiais para a captura de fotos e vídeos, como por exemplo o Living Images, o Nokia Camera e o Nokia Rich Recording.

Aliás, uma mudança importante aqui: de forma gradativa, os aplicativos que antes recebiam a denominação Nokia (exemplo: Nokia Camera) passarão a receber o termo Lumia (ou seja, Lumia Camera). Logo, o Lumia Camera foi atualizado, contando com funções que permitem uma captura de imagem mais rápida, para que o usuário não perca aquele momento especial que precisa ser registrado.

O Lumia 830 estará disponível nas cores laranja, verde, branco e preto. O smartphone conta com 8.5 mm de espessura, sendo assim o Lumia mais fino já fabricado. Seu corpo é feito de metal nas bordas e policarbonato na parte central, oferecendo assim uma maior sensação de resistência e durabilidade, tornando o modelo o mais leve Lumia já lançado (150 gramas).

Lumia-830

O modelo conta com um processador Qualcomm Snapdragon quad-core de 1.2 GHz, tela IPS de 5 polegadas ClearBlack com proteção Gorilla Glass 3.0 curvada, 16 GB de armazenamento (expansíveis via cartão microSD de 128 GB + 15 GB gratuitos via OneDrive), bateria de 2.200 mAh removível, com autonomia prometida de até 22 dias em standby e função de recarga sem fio via Nokia Wireless Charging e sistema operacional Windows Phone 8.1 com o recurso SensorCore, que vai rastrear os seus movimentos mesmo quando o smartphone estiver em modo de hibernação (pareando com outros apps quantificadores, como por exemplo o Bing Health and Fitness e o Adidas miCoach).

O Lumia 830 já contará com a nova versão do software específico dos modelos Windows Phone da Microsoft, o Lumia Denim, que oferece as Live Folders, Apps Corner, uma nova tela Glance e novos recursos de rede e segurança exclusivos para o sistema operacional. O seu lançamento mundial está previsto para o mês de setembro, e o seu preço sugerido é de 330 euros. Ainda não há previsão de preço ou lançamento no Brasil.

650_1000_nokia_lumia_830-2

Especificações técnicas

Lumia 830
Sistema OperacionalWindows Phone 8.1 com o update Lumia Denim
Serviços de localização HEREHERE Maps global e gratuito e HERE Drive+Free HERE Transit (disponível via download)
TelaIPS-LCD de 5 polegadas ClearBlack (1280 x 720 pixels) curvada (2.25D) com Gorilla Glass 3.0 e recurso Super Sensitive, que permite a interação com luvas e unhas
Bateria2.200 mAh removível, compatível com a tecnologia de recarga sem fio Qi
Processador1.2 GHz quad-core Qualcomm Snapdragon 400
Câmera traseiraPureView de 10 MP com OIS, Nokia Camera, flash LED e óticas ZEISS
Câmera Frontal1 MP (720p para vídeos)
Memória e Armazenamento16GB + 15GB grátis via OneDrive, expansíveis via micro SD de até 128GB


Via Nokia