650_1000_dell-inspiron-3000-1

A IDC Brasil informa em seu relatório mensal que o mercado brasileiro de PCs encerrou o mês de maio com uma queda de 30% nas vendas em relação ao mesmo período de 2013. Comparado com o mês anterior, a queda foi de 10%. Em maio de 2014, foram vendidas 787 mil unidades.

O estudo “IDC Brazil Montly PC Tracker” aponta como principal causa para essa queda vertiginosa o foco dos varejistas brasileiros para a venda de TVs em um mês que antecedeu a Copa do Mundo. Porém, esse não foi o único motivo para a queda: a retração nesse ano foi maior também por conta do período de eleições presidenciais, onde historicamente as médias e grandes empresas fazem investimentos menores, aguardando as estratégias e políticas do próximo governo para decidir sobre o investimento em diversos segmentos, incluindo a compra de equipamentos.

Além das eleições – e a possibilidade de troca de governo -, o ano de 2014 deve registrar mais uma forte queda na venda de PCs também por conta do ritmo mais lento da economia, da inflação – que volta a fazer parte do cotidiano do brasileiro – e da já conhecida canibalização que o mercado de PCs sofre pelas vendas de tablets e smartphones.

image005 image007

Via assessoria de imprensa (IDC Brasil)