650_1000_androidcuota-1

A dominância do Android é algo indiscutível. Vemos muitos iPhones, alguns dispositivos com Windows Phone, e um mar de smartphones Android todos os dias. E o último relatório da IDC sobre o comportamento do mercado mundial em 2013 confirma tudo isso: o Android lidera o mercado de sistemas operacionais móveis, com quase 80% de participação, e um aumento de 9.6% em relação ao ano de 2012.

O dado mais impactante revelado pelo relatório da IDC é que todas as plataformas, menos o Android (óbvio) e, curiosamente, o Windows Phone, perderam cota de mercado. O iOS saiu dos 18.7% em 2012 para 15.2% em 2013, uma queda bem significativa (considerando o crescimento do Android e do Windows Phone). Mesmo assim, o sistema da Apple ainda segue muito bem no mercado, já que em 2013 distribuiu 153.4 milhões de smartphones, contra 135.9 milhões em 2012.

650_1000_androidcuota-2-1

O Windows Phone conta hoje com 3.3% de cota de mercado. Ainda está bem longe do iOS, e anos-luz do Android. Porém, o sistema da Microsoft foi a única plataforma que seguiu a tendência de alta do Android. Mesmo que esse crescimento tenha sido tímido (0.9%). Mas é uma tendência positiva. Algo que não podemos dizer o mesmo do iOS e do BlackBerry OS.

No caso do BlackBerry OS, a queda é ainda mais assustadora. Saiu de 4.5% em 2012 para 1.9% de 2013. 2.6% podem não parecer muito, mas é uma perda importante, ainda mais olhando para os números dos demais sistemas.

Como será o ano de 2014 para os sistemas operacionais móveis?

A vantagem do Android é tão acachapante, que é muito pouco provável que o sistema comece a sentir os sinais de queda em 2014. Também é pouco provável que o iOS vai sentir grandes flutuações, uma vez que a Apple segue com uma base de fãs fiéis, que compram os seus produtos. Vamos ver se isso continua assim, caso a Apple lance um iPhone com tela de 5.5 polegadas (quero ver se quem chamava o Samsung Galaxy SIII de “havaianas” vai dizer o mesmo do iPhone “iPad mini mini”). 

Android e iOS carregam, juntos, avassaladores 93.8% do mercado mobile de 2013. Os números devem ser os mesmos em 2014. por outro lado, a Microsoft pode se apresentar como terceira competidora, ainda mais depois da compra da Nokia e uma nova versão do Windows Phone a caminho.

Para a BlackBerry, resta a tentativa de sobrevivência, não só por conta dos líderes do mercado, mas também com a chegada de propostas interessantes de sistemas operacionais móveis, como o Firefox OS, o Tizen e o Ubuntu.

Via IDC