TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia IDC Brasil: mercado de PCs tem a maior queda dos últimos 10 anos | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | IDC Brasil: mercado de PCs tem a maior queda dos últimos 10 anos

IDC Brasil: mercado de PCs tem a maior queda dos últimos 10 anos

Compartilhe

notebooks-dell

O terceiro trimestre de 2015, período em que normalmente o mercado de PCs é bastante aquecido, foi extremamente negativo. É o que conclui o estudo IDC Brazil PCs Tracker Q3, da IDC Brasi.

Entre os meses de julho e setembro, apenas 1,6 milhão de computadores foram comercializados, 37% a menos do no mesmo período de 2014. Esse é o pior desempenho trimestral em volume de vendas da última década. Do total de equipamentos vendidos, 993 mil foram notebooks e 607 mil desktops.

O resultado de vendas está de acordo as projeções da IDC e reflete a situação econômica e política do país, com uma queda na receita de 7% frente ao mesmo período de 2014. Mesmo vendendo menos, o ticket médio ficou em R$ 2.341, o que representa um acréscimo de 49% de um ano para cá.

Até 2o12, o PC era praticamente o único equipamento que permitia acesso à internet. Hoje temos outros dispositivos e a vida útil das máquinas praticamente dobrou. Há muitos computadores com melhores especificações técnicas , e isso faz com que a troca seja postergada.

Sobre a Black Friday, vários fabricantes não participaram, com uma adesão mais baixa que a dos últimos anos. Alguns fabricantes sequer promoveram ações junto aos varejistas. As vendas foram positivas, porém, não ajudaram a recuperar o desempenho.

Até o final do ano, a IDC Brasil projeta queda de 37% nas vendas (com 6.5 milhões de PCs vendidos), alta de 39% no ticket médio e queda de aproximadamente 12% na receita. Em relação a 2016, o mercado será diretamente impactado por conta do fim da Lei do Bem.


Compartilhe