idc-app-annie-730x364-650x364

Android e iOS agora contam com mais um item em comum: as duas plataformas vendem mais games do que os consoles portáteis, dedicados à esse ofício (PSP, Vita, Nintendo DS e 3DS), confirmando o claro processo de deterioramento do mercado dos consoles dedicados. Quem informa é o último relatório feito pelos institutos App Annie e IDC.

O estudo informa que o mercado de games Android ultrapassou todas as vendas dos consoles portáteis da Sony e Nintendo no segundo trimestre de 2013. Além disso, o relatório informa que as vendas de games para o Android e do iOS  aumentaram na Ásia/Pacífico, enquanto que a Sony e a Nintendo tiveram vendas baixar no Oeste Europeu. Combine essas vendas com o tempo que os usuários gastam jogando em seus dispositivos: em média, gamers do Android e do iOS gastam até quatro vezes mais de tempo do que os usuários dos consoles da Sony e da Nintendo no segundo trimestre de 2013.

Na prática, a notícia é péssima para as empresas japonesas, que agora estão com as suas respectivas relevâncias nesse segmento seriamente arranhadas. A tendência de extinção de produtos dedicados aos games está se tornando cada vez mais clara a cada trimestre, e o que os gamers realmente desejam é jogar os games considerados top de linha que já estão nas plataformas Android e iOS, tanto em smartphones quanto em tablets.

Agora, resta à Sony e Nintendo que se adaptem e MUITO RÁPIDO aos novos tempos, oferecendo conteúdos exclusivos e jogos clássicos para os sistemas operacionais móveis dominantes. Só assim para que a dupla asiática ainda receba alguma visibilidade com os usuários que adoram jogar os seus games em qualquer lugar.

Via App Annie/IDC, The Next Web