Pode não ser uma grande surpresa para você ver que os smartphones com os sistemas iOS e Android dominam o cenário mobile atual, mas novas informações do IDC confirmam o que você já sabia, para que não exista margem para dúvidas. Os dois sistemas são responsáveis pelo envio de 85% dos smartphones que chegam ao mercado.

Esse número foi registrado no segundo trimestre de 2012, e a porcentagem e a seguinte: 68,1% pertencem aos smartphones Android (em 2011, esse número era de 46,9%), e 16,9% são de smarts iOS. No total, aproximadamente 154 milhões de smartphones foram enviados ao mercado durante o último trimestre.

RIM e Nokia sofrem as consequências do crescimento dos dois sistemas dominantes do mercado. O BlackBerry OS detém hoje 4,8% do mercado (no ano passado, o número era de 11,5%), com um envio de apenas 7,4 milhões de unidades no seguindo trimestre. O Symbian, que antes contava com os mesmos 16,9% que o iOS possui hoje, caiu para 4,4%. O Windows Phone segue ganhando mercado, mas esse ganho ainda é pequeno: com 5,4 milhões de unidades enviadas, saiu de 2,3% do ano passado para 3,5%, e isso, com a ajuda da Nokia. Por fim, os smartphones com sistemas Linux e “outros” sistemas combinados ficaram com 2,3% e 0,1%, respectivamente.

O crescimento expressivo do Android é, em grande parte, atribuído ao sucesso da Samsung, que sozinha, conta com 44% de todos os envios de smartphones Android no período. Mais: o envio de smarts Android da Samsung é maior que sete outros fabricantes de telefones com o sistema do Google juntos. O iPhone continua com envios consistentes, mas esse crescimento está estagnado, graças aos rumores do lançamento de um novo iPhone, que deve acontecer no mês que vem. Enquanto isso, o motivo da queda do Symbian é simplesmente pela escolha da Nokia em trocá-lo pelo Windows Phone.

E quanto ao BlackBerry… bom, ele teve queda de envios porque… oras, porque é a BlackBerry! O número de pessoas que usam o sistema é cada vez menor!

Via The Next Web