O hype está passando. Pokémon GO perdeu 15 milhões de usuários desde o seu pico máximo.
O game foi o grande boom do verão, chegando a dobrar o valor das ações da Nintendo, e acumulando milhões de usuários em um curto espaço de tempo.
O jogo é reflexo de uma das maiores franquias da Nintendo, e foi desenvolvido em parceria com Game Freak e a Niantic, esta última responsável pela realidade aumentada, o verdadeiro chamariz do jogo.
Pokémon GO teve uma recepção fabulosa. Mas começa a perder força.
Tudo o que sobe, desce
A velha lei de Newton: se a ascensão foi espetacular, a queda será na mesma proporção.
A própria Nintendo já reduziu suas expectativas, afirmando que o jogo na verdade é da Niantic, que por sua vez tem como acionistas a Nintendo e a The Pokémon Company além de ter os direitos cedidos pelos donos da marca para desenvolver o jogo.
Essa informação provocou uma forte queda nas ações da Nintendo, e confirma que é preciso fazer muito mais do que apenas colocar o nome em um jogo para recuperar o terreno perdido.
Quanto ao jogo em si, estava clara que essa queda iria acontecer quando o barulho inicial passasse. E a Niantic parece não ser capaz de aperfeiçoar o game e seguir adicionando novas características.
Segundo a Bloomberg, Pokémon GO entrou em uma profunda tendência de baixa: no meio do mês de julho, o game alcançou 45 milhões de usuários diários, e desde então perdeu 15 milhões de usuários.
Pokémon GO é um ótimo exemplo sobre as possibilidades da tecnologia da realidade aumentada e por seu potencial de plataforma social de geolocalização. Mas muito além disso, é complicado manter o crescimento exponencial apresentado na época do seu lançamento.
O jogo não é a reinvenção da Nintendo mas é um bom ponto de partida, principalmente na mídia, podendo abrir caminho para mais franquias nas plataformas móveis.
Porém, a Nintendo precisa de outro tipo de reinvenção, que pode chegar com o Nintendo NX.
Via Bloomberg