huawei-smartphone

A Strategy Analytics publicou o seu último relatório sobre o mercado de telefonia móvel, revelando que (surpreendentemente) a Huawei ultrapassou a Microsoft, assumindo a terceira posição entre os vendedores de smartphones. Um dos responsáveis por tal façanha é o Huawei P8.

A Huawei conseguiu vender 30.6 milhões de smartphones no segundo trimestre de 2015, contra 20.6 milhões obtidos no mesmo período de 2014. A primeira posição continua nas mãos da Samsung (89 milhões de unidades vendidas), seguida pela Apple (47.5 milhões), enquanto que a Microsoft retrocedeu consideravelmente, saindo de 50.3 milhões de unidades vendidas no mesmo período de 2014, para 27.8 milhões no segundo trimestre de 2015.

Com isso, a Huawei alcança os 7% do mercado mobile (contra 4.8% de 2014), enquanto que a Microsoft cai dos 11.8% para 6.4%¨. Observe que os dados se referem ao mercado de smartphones como um todo, incluindo smartphones e celulares tradicionais, onde os modelos da finada Nokia contam com grande apelo comercial.

Um destaque especial para a Xiaomi, que obteve uma digna quinta posição, com 4.6% do mercado (19.8 milhões de unidades vendidas). Em outras agências de análise de mercado, a empresa ocupava o terceiro lugar nas vendas de dispositivos. A diferença aqui é que a Microsoft e a Huawei também conta com celulares além de smartphones, enquanto que a Xiaomi só possui smartphones no seu portfólio.

Outro aspecto a se levar em consideração é que duas das cinco primeiras colocadas são norte-americanas, e as outras três são asiáticas. A Europa não tem representantes no top 5, mas não são revelados os demais fabricantes que ocupam a categoria ‘outros’, que ficou com 50.6% de mercado.

Via Strategy Analytics