De acordo com os dados da Counterpoint, a Huawei superou a Apple em vendas de smartphones em julho, e no final do trimestre (no final de setembro), deve se consolidar como segunda maior vendedora de smartphones no planeta.

Porém, essa troca de posições pode ser ainda temporária. Historicamente, o quartro trimestre de cada ano é o mais potente em vendas da Apple, e chega depois de um trimestre anterior tradicionalmente mais baixo, quando o mercado fica na espera de uma nova geração de iPhones.

Mas isso não tira os méritos da Huawei superar a Apple em vendas em julho. As cotas de mercado estavam muito próximas, mostrando o crescimento sustentável dos asiáticos.

 

 

Com pouco mais de 12% de cota de vendas em julho, a Huawei superou a Apple, e segue crescendo. Há dois anos atrás, a Huawei tinha 8%, e a Apple próxima de 15%. Hoje, as duas maras estão mais próximas do que nunca, e reduzindo distância para a Samsung.

A análise também leva em conta o número de modelos que entraram no Top 10. A Huawei não tem sequer um modelo nessa lista, que por sua vez é liderada pelos iPhone 7 e iPhone 7 Plus da Apple, seguidos pelos modelos da Oppo, Xiaomi e Samsung, além de contar com um terceiro iPhone (6) na oitava posição.

 

 

A Huawei tem modelos que vão bem em quase todas as linhas do mercado, mas nenhum modelo estrela que se destaque… por enquanto. Se um expoente aparecer entre os mais vendidos (quem sabe o Huawei Mate 10), a empresa pode deslanchar e se consolidar na vice-liderança.

 

Via Counterpoint