huawei-p9-oficial-01

A Huawei apresentou oficialmente o seu novo smartphone top de linha, o Huawei P9 e a sua variante Huawei P9 Plus.

O novo modelo é o sucessor direto do Huawei P8 lançado no ano passado, que já mostrava inovações práticas combinadas com um hardware muito chamativo. E o Huawei P9 vem ainda mais inovador, principalmente por conta de sua câmera dual.

huawei-p9

 

O metal, protagonista absoluto do design

huawei-p9-p9-plus-oficial

O Huawei P9 possui um design que é muito similar ao seu predecessor. Na parte frontal, temos uma tela de 5.2 polegadas praticamente sem bordas laterais (apenas 1.7 mm), com bordas maiores nas partes superior e interior. Na parte superior temos uma câmera frontal com flash e o alto-falantes para chamadas.

O modelo tem praticamente o mesmo tamanho que o iPhone 6s, mas com uma tela maior. Não há protuberância na parte traseira na área das câmeras, como acontece com o iPhone 6s/Plus ou o Samsung Galaxy S7. Serão seis opções de cores disponíveis (‘ceramic white’, ‘haze gold, ‘titanium grey’, ‘mystic silver’, ‘prestige gold’ e ‘rose gold’) deixando claro que a Huawei segue a tendência do mercado de dispositivos que se alinham ao estilo do consumidor na sua estética.

Na parte frontal também temos um cristal protetor de tela como elemento dominante, com o metal das bordas e da parte traseira. Os cantos são levemente arredondados e as bordas contam com uma pequena dobra (própria das telas 2.5D) ao unir-se com a tela, mas também são arredondadas, prometendo um agarre mais agradável. A borda inferior recebe o conector de fones de ouvido e o conector USB Type-C. Na lateral direita, temos os controles de volume e o botão de liga/desliga separado dos botões de volume, o que ajuda no uso ‘às cegas’ dos botões físicos.

Na parte traseira, temos uma faixa para a antena, além da câmera dupla e do sensor de digitais, especificamente orientado para esse propósito, e não integrado a um botão com outra função. Trata-se de um elemento plano, com design quadrado.

 

O sistema de câmeras dual do Huawei P9

huawei-p9-p9-plus-oficial-02

A novidade mais chamativa desse novo smartphone da Huawei é o sistema de câmera dual, já visto no Honor 6 Plus. Naquele modelo, esta combinação oferecia efeitos de pós-produção interessantes como o re-foco, a simulação do ajuste de abertura ou a aplicação de vários filtros.

Foi uma decisão acertada para um produto que combinava dois sensores de 8 MP, mas que demorava um pouco mais no tempo de preparação para o próximo disparo. Parece que a Huawei resolveu esse problema no Huawei P9, com um novo sistema baseado em um dos dois sensores de 12 MP. Ainda conta com um flash LED dual-tone e um sistema laser de foco automático, mas sem estabilização ótica (a Huawei alega que não é necessário por conta da combinação de suas tecnologias; veremos na prática se isso se confirma).

huawei-p9-camera-sample

Os sensores são capazes de coletar mais luz, com imagens que podem ser 200% mais brilhantes, com uma melhora de 50% no contraste. O software desenvolvido em parceria com a Leica conta com um modo Pro que pode ser ativado com um simples gesto, permitindo assim o controle da ISO, da velocidade de obturação e outros ajustes. Há também um modo de baixa profundidade de campo, que simula aberturas de até f/0.95, tornando os fundos das imagens mais borradas e o objeto da frente com total destaque na imagem.

A Leica também oferece suas lentes Leica Summarit com abertura f/2.2 e distância focal de 27 mm. Só saberemos se a aposta foi um acerto ou um erro na prática. Mas desde já temos um hardware bem promissor nesse aspecto.

huawei-p9-p9-plus-oficial-leica

 

Especificações do Huawei P9

Pode ser que por fora as mudanças não sejam tão grandes em relação ao modelo anterior, mas internamente temos uma aposta clara nos componentes típicos de um smartphone top de linha.

O Huawei P9 possui uma tela de 5.2 polegadas (1080p, 423 ppp, 500 nits), aposta esta que permite uma redução de consumo de bateria. Aliás, temos uma nova bateria de 3.000 mAh, o que deve garantir um dia de uso longe da tomada. O conector USB Type-C estreia nesse modelo, com melhores velocidades de transferência e um sistema de recarga rápida de bateria (15% em 10 minutos, 45% em 30 minutos, 100% em 110 minutos).

Seu processador é o Kirin 955 da HiSilicon, uma versão modificada do Kirin 950 que estreou no Huawei Mate 8, que mostrou desempenhos notáveis em benchmarks sintéticos e bateria ‘infinita’. No nosso caso, o chip trabalha a uma frequência de 2.5 GHz, em conjunto com uma GPU Mali T880 a 900 MHz, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento (expansíveis via microSD de até 128 GB). Há também um modelo com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento (igualmente expansível).

Especificações: Huawei P9

– Tela IPS de 5.2 polegadas (Ful HD)
– Chip Kirin 955 octa-core
– 3 GB/4 GB de RAM
– 32 GB/64 GB de armazenamento (expansíveis via microSD de até 128 GB)
– Sistema operacional Android 6.0 Marshmallow EMUI 4.1
– Câmera traseira dupla de 12 MP
– Câmera frontal de 8 MP
– Bateria de 3.000 mAh
– USB Type-C
– Leitor de digitais
– Dimensões: 145 x 70.9 x 6.95 mm

 

Huawei P9 Plus

huawei-p9-leica-1

O Huawei P9 Plus conta com 4 GB de RAM, tela de 5.5 polegadas (Full HD), 64 GB ou 128 GB de armazenamento (ambos com suporte para cartões microSD) e bateria de 3.400 mAh. Do mais, ele é praticamente idêntico ao modelo menor em tudo.

 

Especificações: Huawei P9 Plus

– Tela de 5.5 polegadas (Full HD) Press Touch
– Processador Kirin 955
– 4 GB de RAM
– 64 GB ou 128 GB de armazenamento (expansíveis via microSD)
– Câmera traseira dupla de 12 MP
– Câmera frontal de 8 MP
– Sistema operacional Android 6.0 Marshmallow EMUI 4.1
– Bateria de 3.400 mAh

 

Preços

O Huawei P9 chega ao mercado europeu no final do mês de abril, com preços sugeridos de 599 euros para a versão com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, enquanto que a versão com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento custa 649 euros.

O Huawei P9 Plus só chega ao mercado no final de maio, com preço sugerido de 699 euros na versão com 64 GB de armazenamento, e 749 euros no modelo com 128 GB de armazenamento.

A seguir, os vídeos promocionais dos novos smartphones.