huawei-p9-reparacion

O iFixit mais uma vez pegou as suas ferramentas e desmontou um dos lançamentos desejados do mundo dos smartphones. Desta vez, o escolhido foi o Huawei P9.

A evolução dos smartphones top de linha obrigou os fabricantes a definir designs muitos sofisticados, que acabam se refletindo no nível de integração do dispositivo. O reflexo dessa necessidade acaba refletindo diretamente no usuário, que com o passar do tempo ficou incapaz de substituir a bateria ou alguns outros componentes. Isso acaba dificultando um processo de reparação, que deveria ser simples, mas que pode se resultar inclusive em danos permanentes ao dispositivo.

Mas no caso do Huawei P9, temos uma grata surpresa, justamente por ser uma exceção. O iFixit concluiu que o dispositivo é muito fácil de reparar, sempre e quando contamos com a ferramenta adequada. Nesse caso, uma chave de fenda pentalobular.

huawei-p9-reparacion-bateria

Este é um detalhe bem interessante, já que é a primeira vez que um fabricante (exceto a Apple, que foi pioneira) que usa esse tipo de parafuso em um dispositivo. O trabalho do iFixit também serve para mostrar que muitos elementos, como por exemplo o conector para fones de ouvido ou a porta USB Type-C são perfeitamente substituíveis, além da cola que prega a bateria não é especialmente difícil de retirar. Mesmo assim, é preciso ter um cuidado para não danificar os cabos de dados que passam por baixo da bateria.

Por fim, o iFixit deu para o Huawei P9 uma pontuação de 7 em 10 (quanto maior a nota, mais fácil o dispositivo é de ser reparado), o que pode ser considerada uma nota muito boa, levando em conta todas as suas características.

Para ver todo o processo de desmontagem do Huawei P9 pelo iFixit, clique aqui.