HTC One A9

Sabemos que a HTC tem um evento marcado para o dia 29 de setembro, e especula-se que novos smartphones da empresa serão apresentados. Ok, é no mesmo dia do evento de apresentação dos novos Nexus. mesmo assim… enfim…

Também sabemos que a HTC está preparando o ‘Aero’, um smartphone com processador MediaTek Helio X20 de dez núcelos e uma reformulação no design para torná-lo mais atraente. O modelo já aparece nas listas de benchmarks, cujos resultados – muito promissores – também mostram vários detalhes sobre suas características técnicas.

Para começar, as pontuações (1.835 e 5.884 pontos em single-core e multi-core, respectivamente) coincidem com o que foi visto nos últimos meses, indicando que o Helio X20 é mesmo um dos melhores SoCs do mercado. Os dez núcleos parecem funcionar, mas nem tudo no smartphone é o SoC. O benchmark também revela a presença do sistema operacional Android 5.1.1 Lollipop, arquitetura ARM de 64 bits com dez núcleos a 1.96 GHz e 4 GB de RAM. Os resultados foram enviados no dia 8 de setembro, mas já não estão disponíveis de forma pública.

benchmark-htc-one-a9

Vendo esses dados, e somando com tudo o que já era dito sobre o HTC One A9 nas últimas semanas, estamos diante de um grande smartphone, que pode desafiar a concorrência. Porém, o grande rival da HTC é ela mesma: a empresa está em um momento muito difícil, onde a comunidade e os usuários quase ignoram a marca.

Ou o HTC One A9 é um modelo que muda os paradigmas, tanto nas características como na relação custo-benefício, ou pode ser o canto do cisne da HTC. E aqui a opção pelo MediaTek Helio X20 pode ser um grande acerto. Um smartphone com boas características, equilibrado e com um preço entre US$ 500 e US$ 600 pode ser um acerto.

As dúvidas serão eliminadas em algumas semanas.