A batalha para alcançar o primeiro lugar no posto de fabricantes de computadores no mundo é bem complexa, mas dessa vez, a HP pode proclamar-se como vencedora (temporária), utilizando um informe publicado pela empresa especializada no estudo de mercado Canalys.

No documento, eles informam que a HP se transformou na fabricante com o maior número de equipamentos distribuídos, contando com 40 mil unidades a mais que as 15,8 milhões da Apple. Dito isso, temos que levar em conta que os 11, 8 milhões de iPads vendidos pela Apple são considerados como “computadores” nesse documento, e essa é uma classificação bastante discutível.

Sobre os demais fabricantes citados no estudo, temos que mencionar que os cinco primeiros colocados se completam com marcas como Lenovo, Acer e Dell, que ajudaram o mercado a crescer em 21%, se comparados ao ano anterior, e registrando a marca de 107 milhões de unidades enviadas durante o primeiro trimestre de 2012.

Os tablets representam 19% do volume total de computadores vendidos, mostrando um crescimento de 11% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

As notícias são boas para os fabricantes de computadores, mas a Canalys alerta que o próximo trimestre poderá registrar uma redução nesses números, por causa da instabilidade econômica global. A possibilidade que os volumes de vendas totais sejam inferiores no futuro é algo sempre presente, mas isso não quer dizer que a HP não deva comemorar as marcas registradas até o momento.

Via Canalys