hp-ubuntu-01

A HP lançou recentemente três modelos da série HP Ubuntu, frutos de uma parceria envolvendo as empresas HP, Canonical e AMD. Os modelos contam com telas de 15.6 polegadas, e recebem a unidade de processamento acelerado da AMD, APU A4-A8 e A10, todos com quatro núcleos de processamento nativo e gráficos integrados Radeon de diferentes níveis.

Os modelos contam com 4 ou 8 GB de RAM e discos rígidos de 1 TB, com o seu hardware gerenciado pelo sistema operacional Ubuntu 14.04 (LTS) e os aplicativos da suíte LibreOffice, navegador Firefox e o editor gráfico Gimp. Os preços variam entre 279 e 420 euros, e são pensados para as pequenas e médias empresas. As reservas até o dia 31 de maio entram no programa Renove HP, que reduz o preço dos produtos novos na oferta dos produtos antigos.

hp-ubuntu-02

A Linux Foundation garantiu em 2014 que o interesse das empresas pelos projetos de desenvolvimento corporativo com sistemas livres segue aumentando, e o Red Hat oferece dados que mostram que a demanda do sistema livre aumenta de forma considerável no mercado de servidores.

Não dá para dizer que ‘esse é o ano do Linux nos computadores’. Os dados são claros: o Windows monopoliza o setor com 90% do mercado, enquanto que o OS X fica com 7%. O restante fica com o Linux e o Chrome OS.

Mas muito além das fatias de mercado, o mais interessante é que eles podem chegar aos grandes fabricantes, com equipamentos certificados e bem suportados pelo Linux, para que os usuários que desejam computadores com esse sistema operacional contem com mais opções de escolha.