Depois de concluída a aquisição da 3PAR por US$ 2,35 bilhões, a HP anuncia o seu novo portfólio de soluções de armazenamento de dados ao mercado brasileiro, apresentando sua estratégia de liderança no segmento.

A integração da solução 3PAR, a única que garante máxima agilidade e eficiência exigida pelos datacenters virtuais e baseados em nuvem, faz parte da estratégia de Infraestrutura Convergente da companhia.

“A HP pagou pela 3PAR cerca de dez vezes o faturamento da companhia. Para nós essa aquisição representa nossa busca para conquistar o mercado de computação em nuvem e virtualização de Storage e a tecnologia especializada em armazenamento de dados é fundamental para isso”, explica Carlos Díaz, Vice-presidente da divisão de Storage para América Latina.

“A compra da 3PAR demonstra o investimento da HP na área de armazenamento e a nossa expectativa de crescimento. A HP está pronta para capitalizar e integrar o diferencial tecnológico oferecido pela solução, utilizando sua expertise para oferecer desempenho e confiabilidade aos clientes de diferentes tamanhos”, afirma Denoel Eller, diretor da unidade de Servidores, Storage e Redes da HP.

Com a solução 3PAR, é possível reduzir custos em 50% por meio das seguintes características: eficiência, autonomia e virtualização como serviço.

– Eficiência: a solução 3PAR e sua tecnologia Thin Provisioning reservam recursos de armazenamento de acordo com as necessidades das aplicações e sem desperdícios. Os clientes que migram para 3PAR consomem 50% ou menos da capacidade anterior de storage, gerando uma economia com redução na capacidade de armazenamento, nos custos administrativos, em energia e refrigeração e no espaço utilizado no Data Center.

– Autonomia: o Storage 3PAR monitora suas atividades internas, se autorregula e disponibiliza espaço adicional para as aplicações somente no momento necessário. Desta forma pode-se reduzir custo de gerenciamento de storage em até 90%. Outra funcionalidade autonômica é o Armazenamento em Camadas (Tiered Storage), o software da solução 3PAR monitora os workloads e move os blocos entre discos de maior ou menor performance. O sistema aloca os dados de acordo com as cargas de trabalho das aplicações, para que as de maior desempenho efetivamente tenham o que necessitam.

– Multitenancy ou virtualização como serviço: com a tecnologia 3PAR é possível armazenar em um único sistema vários “clientes” com diversas combinações de workloads intensivos, podendo consolidar assim mais servidores/aplicações (inclusive servidores virtuais) e mais storage. Desta forma é alcançada uma maior densidade de máquinas virtuais (50% ou mais) utilizando-se menos storage.

As soluções 3PAR foram integradas ao portfólio de armazenamento de dados. As soluções atuais – HP P4000 G2 e HP EVA – permanecem e a HP continua investindo em suas soluções estratégicas. Treinamentos para as equipes de vendas, pré-vendas internas e de canais já estão sendo oferecidos para atender a essa nova demanda. “A expectativa de parceiros, clientes, e é claro da HP, é grande. Temos certeza que entregaremos ao mercado brasileiro uma tecnologia inovadora, que mudará o cenário das soluções de armazenamento”, finaliza Denoel Eller.

via assessoria de imprensa