HP Spectre-2016-17

Pode até ser que já não se venda tantos PCs e notebooks como antes, mas isso não significa que não há mais espaço para inovações e surpresas nesse setor. A HP demonstra isso com o novo HP Spectre, que no papel é algo simplesmente excepcional.

A HP parece ter lido as críticas ao MacBook apresentado pela Apple a alguns meses, corrigiu todos eles, e lançou ‘apenas’ o notebook mais fino do mundo na sua categoria.

 

Elegância por todos os cantos

HP Spectre-2016-08

A nova linha de notebooks Premium da HP estreia com uma linguagem de design muito diferente de tudo o que já conhecíamos. Para começar, o logo mudou, ficando em letras minúsculas (“hp”), sem os traços fechados. Esse é apenas um detalhe de um design que se destaca por sua baixa espessura: estamos diante de um notebook que tem apenas 10.4 mm de espessura total. Essa é uma medida mias própria de um tablet, e é uma façanha da HP, principalmente se levarmos em conta suas especificações internas.

Seu design é acompanhado do uso de alumínio e da fibra de carbono ao longo de todo o seu exterior e interior. O alumínio é banhado por uma cor dourada (ou champanhe), enquanto que a fibra de carbono tem uma cor preto mate. A escolha dos materiais e dos seus componentes internos resulta em um peso de 1.11 kg, acima dos 920 gramas do MacBook cuja comparação é inevitável.

A HP comenta como outro elemento de design é importante no modelo: a dobradiça “de pistão”, com um mecanismo que se retrai quando abrimos ou fechamos a tampa do portátil. Isso é crucial para esse design ultrafino.

A empresa aproveitou a oportunidade para apresentar acessórios que acompanham o HP Specrte e sua linguagem de design. Os primeiros itens que chegarão ao mercado serão um mouse Bluetooth e uma bolsa de transporte. Aproveitou para anunciar parcerias com designers de renome (Tord Boontje e Jesse Hannah) para oferecer modelos com carcaça e interior com temas chamativos, sempre apostando no dourado (que são chapados em ouro 18 quilates) e no preto.

HP Spectre-2016-01

Além disso, há elementos internos com cristais Swaroski e em um dos modelos o logo da HP está incrustado com diamantes. Os dois modelos serão leiloados no Festival de Cannes em maio, e a arrecadação será destinada à fundação Nelson Mandela.

 

Especificações Técnicas

HP Spectre-2016-14

De forma intencional ou não, o HP Spectre é destinado a humilhar o último MacBook da Apple. Não só no design, mas principalmente nas especificações técnicas. A baixa espessura não limitou o potencial do equipamento, que é um ultrabook com máxima performance.

Para começar, contamos com os processadores Intel Core i5-6200U (dual-core, 2.3 GHz) ou Intel Core i7-6500U (dual-core, 2.5 GHz), que estão integrados com um novo sistema de refrigeração, composto de uma espécie de câmera hiperbárica que permite usar o ar externo, mais fresco, para refrigerar o processador e expulsar o ar quente pelo engenhoso sistema de ventilação, oferecendo assim equipamentos muito silenciosos.

Os processadores são acompanhados de até 8 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento em SSD PCIe. Sua bateria tem capacidade desconhecida, mas é composta por quatro células que se adaptam ao formato do portátil para aproveitar cada espaço disponível em seu interior. Sua tela IPS de 13.3 polegadas possui até 300 nits e 72% de gama de cores. A má notícia é que a HP optou por uma tela de 1080p no lugar de uma com 1440p, o que permitiu contar com apenas 2 mm de espessura de tela (com cristal Gorilla Glass 4 de 0.4 mm), mais grossa do que se tivesse escolhido uma tela QHD. Além disso, a tela não tem suporte touch.

HP Spectre-2016-12

A bateria do HP Spectre alcança as 9 horas de 45 minutos de autonomia, algo muito promissor levando em conta suas dimensões. O adaptador de corrente elétrica tem dimensões reduzidas, facilitando o transporte do equipamento.

Também é importante mencionar a inclusão dos alto-falantes Bang & Olufsen com tecnologia HP Audio Boost, e a presença de três conectores USB Type-C, que servem tanto para recarga do equipamento (suportam recarga rápida) como para oferecer suporte ao Thunderbolt 3 (dois deles dedicados à essa interface) como a USB 3.0.

O teclado conta com uma altura de 1.3 mm, e possui um mecanismo que, depois de sua pulsação, a tecla recupera a sua posição de forma limpa, rápida e precisa. O touchpad com superfície de cristal tem uma pequena borda, e parece ter um tamanho notável para o trabalho diário.

Por fim, o notebook conta com conectividade WiFi 802.11ac dual-band (2.4 GHz e 5 GHz). A HP confirma que não integrou adaptadores para os conectores USB-A, o que obriga o usuário a comprar o acessório de forma independente. O equipamento é gerenciado pelo Windows 10, e a imagem do sistema operacional foi especialmente cuidada para que os tempos de inicialização e desligamento, assim como o tempo de entrada e recuperação de suspensão sejam muito reduzidos.

HP Spectre: preço e disponibilidade

O novo HP Spectre estará disponível em todo o planeta a partir de maio, com preço inicial de US$ 1.169 (com Core i5, 8 GB de RAM e 256 GB de SSD), podendo alcançar os US$ 1.249 iniciais (com Core i7, 8 GB de RAM e 256 GB de SSD). Preços e datas de lançamento no Brasil (e se será lançado no Brasil) não foram informados.

Mais imagens a seguir.

HP Spectre-2016-16 HP Spectre-2016-15 HP Spectre-2016-13 HP Spectre-2016-11 HP Spectre-2016-10 HP Spectre-2016-09 HP Spectre-2016-07 HP Spectre-2016-06 HP Spectre-2016-05 HP Spectre-2016-04 HP Spectre-2016-03 HP Spectre-2016-02