hp-slate-6

Os rumores foram confirmados. Segundo fontes oficiais, a HP anunciará hoje (15) a sua volta ao mercado de smartphones, com o lançamento de dois phablets, que serão anunciados na Índia nas próximas semanas.

Segundo informa Ron Coughlin, vice-presidente da divisão de PCs da HP em entrevista para o site Re/code, a empresa vai lançar os modelos HP Slate 6 e HP Slate 7 Voice Tab nas próximas semanas no mercado indiano. Os dois dispositivos serão gerenciados com o sistema operacional Android. Apesar dos preços não serem revelados, ao menos sabemos que o lançamento acontece no mês de fevereiro, e será uma espécie de “teste final” para a empresa sobre a possibilidade de retornar ao mercado mobile em escala global.

Segundo Coughlin, “vemos uma necessidade na Índia que podemos cobrir. Os usuários estão buscando formas de consolidar dispositivos. Acredito que há uma oportunidade para entrar em um mercado emergente, onde ainda existem necessidades a serem cobertas”.

Segundo os últimos estudos da HP, há um crescimento do fenômeno do phablet em países emergentes. Na Índia, a Samsung é líder, com 15% de cota de mercado, seguida muito de perto pela Nokia. Mas marcas locais (como Karbonn e Micromax – essa segunda, cada vez mais em evidência) ficam com 10% do mercado mobile, e é com eles que a HP quer competir inicialmente.

hp_slate6

Os novos smartphones da HP seguirão a norma de mercado, com telas IPS com resolução de 720p (no caso do Slate 6) e de 1280 x 800 pixels (no caso do Slate 7). Nos dois modelos encontramos alto-falantes frontais, além de uma câmera frontal de 2 megapixels, câmera traseira de 5 megapixels e sistema operacional Android 4.2 Jelly Bean.

Os dois modelos contarão com processadores quad-core (mas sem fabricante revelado por enquanto). Também não foi indicada a quantidade de memória RAM, mas está confirmada a disponibilidade de 16 GB de armazenamento (expansíveis via slot para cartões microSD de até 32 GB).

Por enquanto, é isso. E tudo indica que esses smartphones da HP estarão presentes na MWC 2014.

Via Re/code