hp-impressora-multifuncional

No dia 13 de setembro, vários usuários de impressoras HP que usavam cartuchos não-oficiais receberam mensagens de erro alertando sobre problemas em seus cartuchos. Isso aconteceu porque um firmware pré-programado para emitir essa mensagem foi disparado, mesmo quando os cartuchos estavam em perfeito estado de funcionamento.

Muitas polêmicas e discussões

 

cartucho-original-hp

 

Os fabricantes de impressoras aproveitam o seu modelo de mercado para elevar seus lucros. A impressora em si não é cara. O que é caro é o cartucho que a alimenta. Porém, os cartuchos compatíveis de terceiros acabam sendo pedras nos sapatos dos fabricantes.

No caso das impressoras da HP afetadas, a mensagem exibida era: “Problema de cartucho. Os seguintes cartuchos de tinta não estão presentes ou podem estar danificados. Substitua os cartuchos de tinta para continuar a impressão”.

O objetivo da mensagem era bem evidente: convencer os usuários a utilizarem os cartuchos oficiais da HP.

Outros fabricantes fazem uso de sistemas eletrônicos para detectar cartuchos ou toners oficiais, mas o método da HP foi pouco sutil: no lugar de aplicar datas mais lógicas ou aleatórias, todos os modelos receberam uma única data para o congelamento: 13 de setembro de 2016.

Várias mensagens e reclamações foram feitas nos foruns de suporte da HP, e o problema foi detectado: um firmware para diversas impressoras lançado na última primavera estabelecia essa data para emitir o alerta no caso de cartuchos piratas.

A técnica deu certo no começo, mas levantou novamente a discussão sobre os métodos muito discutíveis dos fabricantes para evitar a concorrência.

Via HotHardware