slide0004

Pode ser que pela sua própria estratégia de vendas, a HP não esteja tão interessada (como a Google está) em conquistar os jovens e impressionáveis consumidores, mas não coloque em dúvida o interesse deles pelo segmento educacional. No passado, a HP lançou em parceria com a Intel o seu próprio notebook de baixo custo para as escolas, através da iniciativa Classmate PC, e agora, a nova geração do produto é anunciada, através do turbinado e moderno HP Classmate 10.

Por ser um portátil dirigido para as escolas, o novo Classmate 10 não se mede pela sua potência ou desempenho, mas as melhorias foram suficientes para atender as necessidades do seu público-alvo. O modelo conta agora com um processador Celeron N2000 para gerenciar o sistema operacional Windows 8.1. Dados como quantidade de RAM e de armazenamento não foram revelados, mas ao menos sabemos que o novo Classmate 10 contará com uma webcam integrada, com resolução HD.

slide0005

Fato é que a HP não quis revelar muitos detalhes técnicos sobre o produto, apesar das imagens revelar que sua tela de 10 polegadas (sem resolução anunciada) pode ficar (quase que) totalmente plana em relação à superfície. Também podermos constatar a presença de uma saída HDMI, alem de (pelo menos) uma porta USB 3.0.

Sobre sua aparência externa, estamos diante de um portátil mais fino e bem acabado que a versão anterior (que parecia um notebook de brinquedo, convenhamos). A HP também não revelou o peso ou o tamanho do produto, dados considerados importantes para os pequenos alunos que vão levar o portátil nas costas (dentro da mochila).

Seria surpresa se o seu preço fosse revelado. Em compensação, é surpresa saber que ele começa a ser comercializado em janeiro de 2014.

slide0003 slide0002 slide0001

Via Engadget