MS-DOS

Em 27 de julho de 1981, uma jovem Microsoft liderada por Bill Gates comprou o MS-DOS (na época, QDOS), um sistema operacional da Seattle Computer Systems.

Essa operação foi o pilar central que permitiu à Microsoft se transformar em uma gigante do software. já que serviu de base para o desenvolvimento de sistemas operacionais baseados na interface gráfica. O Windwos 95 foi a culminação desse processo evolutivo.

O motivo para a compra é bem simples: durante o começo dos anos 80, a IBM chamou a Microsoft para negociar o licenciamento de um sistema operacional de 16 bits para processadores x85 (Intel 8086).

A Microsoft entendeu que a melhor solução era comprar um sistema operacional já existente, no lugar de desenvolver um do zero. Isso resultou na compra do QDOS por US$ 50 mil.

A operação de compra foi encerrada em maio de 1981, e meses depois o sistema chegou às mãos da IBM, dando início a uma etapa de profunda colaboração com a Microsoft, o que transformou a empresa de Bill Gates e Paul Allen em uma das maiores gigantes do mundo da tecnologia.

Este é um dos melhores investimentos de todos os tempos. Sem ele, não dá pra saber se a Microsoft seria a empresa que é hoje.

 

Via Windows Central