650_1000_hera-1

Faz tempo que os responsáveis da Google realizam avanços importantes em cada nova grande versão do Android. De acordo com um rumor citado no Android Police, o próximo grande passo da plataforma móvel da Google se chamará Hera.

O projeto tem como objetivo a integração praticamente total do navegador Chrome dentro do Android. Isso faria com que a experiência de buscas, navegação na web e execução de serviços da Google – como o calendário ou os mapas – fosse algo mais transparente para o usuário, ainda que por trás esteja uma versão especial do Chrome/Chromium.

O funcionamento do Hera é algo confuso tal e como concebemos hoje em dia o gerenciamento da multitarefa, algo que o novo sistema cobrará um significado especial. De fato, as instâncias dos serviços da Google serão feitas por “abas” desse navegador integrado na experiência Android, de forma que o salto de uma tarefa para outra seja, na realidade, um salto de uma aba para outra.

650_1000_gmail-hera

O Android Police também informa que teremos mudanças importantes na interface de usuário, mas também – e principalmente – uma experiência unificada não apenas no dispositivo, mas também em outros produtos com Android ou Chrome. Dessa forma, será possível abrir o Google Maps em um tablet e esse mostrar a rota de um determinado destino, e quando nos dirigimos para esse local, podemos ter o mesmo gerenciamento da informação – incluindo a multitarefa – no smartphone, sem maiores dificuldades.

650_1000_gmaps-hera

A função parece ser o primeiro passo dessa integração que Sundar Pichai falava no passado, e segundo a qual a Google buscava uma experiência mais transparente, de forma que tudo funcione da mesma forma, independente da tela em que trabalhamos. De certo modo, esses passos para tal objetivo são dados desde o Chrome OS. Veremos se os rumores são reais, mas os indícios e passos anteriores parecem reforçar a solidez dessa possibilidade.

Via AndroidPolice