smartphone

O smartphone pode ser um grande aliado em viagens, de modo que um post dando alguns conselhos a seguir vale a pena.

Muitas práticas do dia a dia precisam ser modificadas para uma economia de bateria e dados enquanto estamos fora de nossa cidade ou país. Vejamos:

 

 

Seleção de rede: manual ou automática?

 

Se você está fora do país, você ainda pode se conectar a algumas operadoras internacionais, por conta dos acordos feitos entre as operadoras, através do modo de seleção automática ou manual da rede. A primeira opção garante a melhor qualidade de rede, e escolher manualmente economiza bateria, mas pode te deixar sem sinal. Aqui, escolha aquilo que lhe é mais conveniente no momento para você. Recomendo usar o modo manual em deslocamento, e o modo automático quando chegar a alguma cidade.

 

 

Não permita que todos os aplicativos se conectam

 

Muitos dos aplicativos mais utilizados podem ser desabilitados durante a viagem, inclusive aqueles que aparentemente não precisam de conexão ativa, para economizar dados móveis.

No iOS, vá em Ajustes > Dados móveis e em Usar Dados Móveis Para, desmarque aqueles aplicativos que você quer bloquear o consumo de dados. No Android, vá em Ajustes > Uso de Dados, e desative o consumo de dados em segundo plano (enquanto não temos o aplicativo aberto) de cada app instalado.

 

 

Baixe os mapas no smartphone antes de sair

 

Sempre vale a pena baixar os mapas do Google Mapas ou aplicativos que permitem o download de grandes cidades ou países e até continentes inteiros. Porém, o limite do download é de 1.725 MB, o que não permite baixar países completos e a navegação para determinados locais. Mas para cidades vale a pena: sem a conexão móvel você fica sem as informações em tempo real, mas ao menos não fica perdido.

Já o Here Maps conta com mapas de 132 países e navegação com transporte público. O Maps.Me usa os mapas colaborativos do OpenStreet Map, permitindo a localização sem conexão de serviços como caixas eletrônicos, farmácias e áreas com redes WiFi.

 

 

Desative a atualização automática de apps

 

É uma boa ideia quando o seu pacote de dados é bem limitado.

No iOS, vá em Ajustes > iTunes Store > App Store e desative a opção Usar dados móveis. No Android, vá nos ajustes da Play Store, e acesse a opção Atualizar aplicativos automaticamente, e a partir daí só atualize aplicativos via WiFi, ou não permitir as atualizações automáticas.

Nos dois casos ainda é possível ver quando os aplicativos receberam atualizações, e o usuário pode decidir quando atualizar os apps.

 

Adeus, WiFi, Bluetooth… e use o modo avião

 

As redes (e a tela) consomem muita bateria do smartphone. Para um deles, deixar ativado apenas as conexões necessárias vale a pena. Bluetooth, WiFi e GPS são desnecessárias em viagens. Na verdade, se você não vai utilizar conexão nenhuma em trânsito, ative o modo avião e desative tudo.

 

 

Brilho automático? Nem sempre é uma boa ideia…

 

Muitos usam o smartphone no brilho automático de tela, que ajusta seu nível em função da luz ambiente. Mas isso resulta em um consumo de bateria maior quando o dispositivo fica verificando a luz ambiente. Desativando o brilho automático e deixando em um nível suficiente para gerenciar o smartphone, a autonomia do dispositivo vai agradecer.