whatsapp secure logo - Grupos públicos do WhatsApp podem deixar seus dados vulneráveis

Mais um problema para o WhatsApp. Recentemente, foi descoberto que o aplicativo pode coletar dados de grupos públicos. E qualquer pessoa pode fazer isso, sem precisar ter uma grande tecnologia ou ser uma empresa.

Não é um truque ou um grande hack. É possível criar links públicos de grupos do WhatsApp, onde podemos convidar novas pessoas para participar sem precisar adicioná-las pessoalmente.

Você vai no grupo, cria o link e publica em qualquer lugar. A pessoa que clica no link pode entrar no grupo, que recebe a mensagem que aquela pessoa ingressou na conversa. Mas se você tem o seu nome real no WhatsApp e sua foto, um desconhecido pode obter todos os seus dados, que podem ser utilizados em sua conta.

Nesse momento, acredita-se que há grupos delitivos, especialmente para extorsão, que funciona dessa forma. Buscam grupos públicos do WhatsApp, entram nesses grupos e coletam a maior quantidade possível de informação possível, que pode alcançar os 250 usuários.

O fenômeno acontece especialmente em grupos de pornografia ou ‘packs’, onde o material coletado pode ser utilizado para chantagem e extorsão.

Logo, muito cuidado com os grupos que você entra e o que você diz nesses grupos. Se os grupos são públicos, qualquer pessoa pode ler os dados.

 

Via Venture Beat