Uma excelente notícia para os afortunados proprietários de celulares compatíveis com o Ovi Mapas. A partir de agora, os serviços de navegação GPS da Nokia são gratuitos, inclusive com a orientação ponto a ponto por voz.

Além disso, recursos como navegação veicular para pedestres para 74 países, em 46 idiomas, e dos mapas em 180 países são agora totalmente de graça para seus usuários. Vale a pena conferir estas novidades e verificar a compatibilidade com seu aparelho no endereço http://www.nokia.com.br/mapas. Com essa decisão, a Nokia tem como objetivo estimular o uso do GPS em celulares e smartphones, para que ele se torne um serviço tão comum entre os usuários, como é hoje o SMS. No Brasil, os aparelhos compatíveis com o Ovi Maps são o Nokia 6710 Navigator e o Nokia 5800 Comes With Music. Nas próximas semanas, será lançada uma versão compatível para o Nokia N97, e até o final de abril, sete aparelhos serão compatíveis com o serviço. A tendência, segundo informa a Nokia, é que este número aumente de forma gradativa com o passar dos meses.

Alguns pontos sobre o serviço que merecem ser destacados:

Pacote completo e gratuito – A nova versão do Ovi Mapas virá instalada no aparelho com os mapas do país onde ele for comprado, incluindo orientação por voz, entre outras funcionalidades gratuitas, que poderão ser usadas durante a vida útil do aparelho, sem a necessidade de licenças adicionais. Aparelhos que já estiverem no mercado e que são compatíveis com a nova versão precisam ser atualizados para usufruir do novo aplicativo.

Navegação sem tráfego de dados – Ao pré-carregar os mapas, é possível usar o Ovi Mapas no modo offline, economizando a bateria do aparelho e na conta telefônica no final do mês, mesmo em viagens internacionais ou em locais sem cobertura de rede de dados. 

Tecnologia de mapas exclusiva – Os mapas da nova versão do Ovi Mapas têm alta resolução, mas o consumo de dados é menor e permite a navegação futura, mesmo quando sem sinal da operadora. Isso significa que os mapas baixados ou atualizados gastam, aproximadamente, metade da banda de outros provedores de mapas. 

Orientação por voz – A navegação ponto a ponto agora é gratuita para motoristas e pedestres com aparelhos compatíveis, com milhares de pontos de interesse, além de caminhos alternativos por onde os carros não passam, como parques ou passarelas em mais de 80 cidades em todo o mundo, e seis mil pontos turísticos em 3D em mais de 200 cidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Nokia Brasil