alckmin-google-evento

O Google anunciou hoje (27) uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, que tem como objetivo oferecer recursos e ferramentas para professores e instituições de ensino, para estimular o acesso à tecnologia aos estudantes das escolas estaduais de ensino fundamental e ensino médio, além de incentivar o uso de ferramentas digitais para o aprendizado.

O acordo de colaboração entre Google e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo prevê a implementação gratuita da ferramenta Google Apps for Education. Mais de cinco mil escolas, quatro milhões de estudantes, e aproximadamente 300 mil professores e funcionários da rede estadual de ensino serão diretamente afetados pela parceria, que segundo o Google, e a maior já feita em números de usuários envolvidos.

A parceria foi oficializada em um evento realizado hoje (27) no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, onde estavam presentes (da esquerda para a direita, na foto que ilustra o post): Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil, Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo, e Rosania Morales Morroni, Subsecretária de Articulação Regional da Secretaria de Educação de São Paulo.

O Google se compromete a oferecer o treinamento necessário aos professores da rede de ensino de São Paulo para tornar a experiência mais válida e produtiva. Todo o treinamento será realizado pela Escola de Formação de Professores (EFAP), e a expectativa do Google é que todos os professores do estado de São Paulo sejam treinados em menos de um ano, a partir do primeiro dia letivo de 2014.

O programa prevê a oferta gratuita para alunos e professores da versão educacional dos programas do Google Apps, que são pagos para utilização por empresas e outras organizações. Além disso, um canal de videoconferência via Hangouts será utilizado para aulas e discussões de matérias e pautas escolares à distância.

Recursos como integração permanente ao sistema da Secretaria de Educação, personalização (de domínio de e-mail) e compartilhamentos de conteúdos (que não estão disponíveis na versão gratuita do Google Apps) estarão liberados para os participantes do projeto, e sem custo adicional para o Estado de São Paulo.

Por fim, alunos e professores terão disponíveis um disco virtual com capacidade de armazenamento de 25 GB no Google Drive, permitindo a utilização dessas plataformas em celulares e tablets, tal como na versão gratuita do serviço.

Obrigado @Tisco pela pauta alcançada!

Via Google Brasil