gotenna-05

O goTenna é um acessório para dispositivos móveis que faz as vezes de antena, mas não para dar mais potência ao sinal que já temos. Ele se propõe a ser uma unidade suplementar, que trabalha em frequências diferentes (151-154 MHz).

Com ele, você pode conectar o seu smartphone (iPhone ou Android) com outros dispositivos ao seu redor, sem a necessidade de utilizar o sinal de sua operadora ou redes WiFi na região. É um sistema de comunicação ponto a ponto, sem intermediários.

Obviamente, todos os dispositivos devem contar com um goTenna para se conectarem via Bluetooth. Em resumo: o acessório transforma os smartphones em uma espécie de walkie-talkie.

Seu alcance está condicionado ao entorno onde a informação será propagada, e a partir da posição do usuário, pode chegar no máximo a 15 quilômetros, com um alcance consideravelmente menor nas cidades. Em zonas abertas, esse alcance poderia ser de até 80 quilômetros.

 

Mensagens de texto ou posição do GPS

Não espere uma comunicação com largura de banda espetacular. O sistema foi pensado principalmente para envio de mensagens de texto ou a posição do usuário com o auxílio do GPS. Nada de comunicação por voz ou vídeo nesse caso.

O goTenna trabalha em conjunto com um aplicativo gratuito, que só está disponível por enquanto para os sistemas Android e iOS. Vale destacar que todas as comunicações são codificadas (RSA 1024), e que o software possui um sistema de reenvio constante, até que o destinatário receba a mensagem.

O projeto do goTenna ainda busca apoio financeiro para sua produção, e custa US$ 150 para cada unidade vendida nesse período. Depois disso, vai custar o dobro quando chegar ao mercado.

gotenna-06 gotenna-10 gotenna-08 gotenna-02 gotenna-07 gotenna-01 gotenna-03 gotenna-04

Via goTenna