A Corning é a empresa responsável pelo simples fato que cada um de nós, usuários de smartphones e tablets, podemos levar nossos dispositivos no bolso de uma calça ou na mochila sem nos preocuparmos (muito) se a tela vai sofrer com arranhões e riscos. As telas dos principais dispositivos móveis do mercado são protegidas por um material especial, que por sua vez está presente em uma película bem fina, que fica sobre a tela. Essa película responde pelo simpático nome de Gorilla Glass.

Pois bem, a Corning anunciou oficialmente o lançamento da terceira geração desse material especial, o Gorilla Glass 3. Segundo a empresa, essa nova geração de cristais promete ser mais dura e resistente do que nunca, ampliando ainda mais a segurança das telas dos dispositivos. E vai mostrar mais sobre o novo material na CES 2013.

Centenas de fabricantes estarão presentes no evento de Las Vegas para apresentar os seus lançamentos e produtos em desenvolvimento, e a Corning vai repetir o que já fez no ano passado, na ocasião da apresentação da Gorilla Glass 2. A empresa promete uma resistência ainda maior que as gerações anteriores, que vai proteger a tela dos dispositivos dos efeitos no contato com moedas, chaves ou qualquer outro objeto que levamos no bolso ou na gaveta dos escritórios.

Além disso, a Gorilla Glass 3 também promete evitar que a tela se quebre quando o usuário se senta sobre a tela (quando leva o smartphone no bolso traseiro da calça), ou em caso de quedas. Bom, isso só poderá ser comprovado quando os primeiros produtos com essa nova película chegarem ao mercado. Nas gerações anteriores do Gorilla Glass, ouvimos a mesma, mas nem sempre isso se produziu na prática, mesmo com demonstrações com pessoas picando alimentos em cima da tela de um iPad.

Segundo a Corning, a maior durabilidade da Gorilla Glass 3 vem daquilo que eles chamam de “Resistência Nativa ao Dano” (NDR), uma tecnologia que eles desenvolveram desde a geração anterior, e oferece aproximadamente 40% a mais de proteção que o seu antecessor.

A Corning também vai apresentar na CES 2013 um cabo no padrão Thunderbolt, que vai oferecer ao usuário uma grande velocidade na transferência de dados e arquivos em seus dispositivos iOS, mas também uma maior resistência e durabilidade do que os cabos convencionais.