HPChromeBook-g4

O Google.org, o braço filantrópico da Google, vai doar US$ 5.2 milhões para organização sem fins lucrativos NetHope para a aquisição de 25 mil Chormebooks, que serão entregues aos refugiados que chegaram na Europa.

A NetHope é uma ONG diferente porque pretende “mudar o mundo” através da tecnologia, entendendo que depois do refúgio, do alimento e da acolhida, os refugiados necessitam de acesso às ferramentas educacionais e aprendizagem do idioma do país que o recebeu. A campanha “Voltar A Se Conectar” está centrada nos refugiados da Síria (11 milhões de pessoas) que estão chegando na Alemanha, mas esse alcance pode chegar a outros países.

A Deutsche Telekom também participa da campanha, sublicenciando a banda larga móvel necessária para a execução dos aplicativos nos Chromebooks, equipamentos que conseguiram o seu espaço no setor educacional. A NetHope conta com a ajuda de outras gigantes tecnológicas, como HP, Dell, Accenture, Microsoft e Cisco.

Os 25 mil Chromebooks são insuficientes para ajudar os 11 milhões de refugiados sírios (e outros milhões de outras nacionalidades que estão vagando pelo mundo), mas toda ajuda é bem vinda, e o foco tecnológico parece ser bem interessante.

Via Google.org