google-project-fi

Por conta de um aplicativo vazado em uma imagem do Nexus 6, sabemos que o Project Fi, nome provisório da operadora de telefonia móvel virtual do Google, vai devolver aos seus usuários os dados não consumidos, permitir o uso da linha em diferentes dispositivos sem mover o SIM card, e a possibilidade de compartilhar os dados em diferentes linhas.

O Android Police examinou o código do aplicativo Tycho.apk, que apareceu em uma imagem do Nexus 6, que seria encarregado de gerenciar tudo o que está relacionado com a futura operadora do Google. Dessa análise, se extraiu as diferentes características de um serviço onde a gigante de Mountain View quer se diferenciar das demais operadoras, não repetindo certas práticas viciadas do mercado.

Tal descoberta soa quase como uma ameaça para as operadoras tradicionais. Até agora não foram reveladas muitas informações sobre a operadora móvel do Google, que ainda está em fase de teste piloto para alguns usuários do Nexus 6 nos Estados Unidos.

 

Se você não gastar, o Google devolve o seu dinheiro

Uma das características mais interessantes do Project Fi é a devolução dos dados não consumidos. A ideia é reembolsar diretamente os usuários na conta do Google Wallet.

Dessa forma, se um usuário contrata 1 GB de dados, mas gasta apenas 500 MB, o Google devolve o valor equivalente aos 500 MB não consumidos. Ou seja, a tarifa de dados se adaptaria ao perfil de qualquer tipo de usuário, e não o contrário.

Também parece que teremos planos ilimitados de chamadas e mensagens dentro dos EUA via VoIP, que tem vantagens e desvantagens. Para as chamadas internacionais, os valores seriam muito competitivos, mas detalhes não são revelados.

O Google também quer oferecer um serviço competitivo par aos usuários mais exigentes, permitindo o uso do seu serviço em um dispositivo diferente do nosso smartphone principal, sem precisar retirar o SIM card do smartphone. Outro recurso que não chega a ser uma novidade é a possibilidade de compartilhar o plano de dados de uma linha em diferentes números. Para quem tem mais de um dispositivo, esse recurso é bem útil para conectar todos os seus gadgets pagando uma única conta.

 

Não se assuste se as propagandas lembrarem as suas últimas chamadas….

Por fim, um tema que muitos podem considerar uma violação de privacidade. O Google vai recompilar as últimas ligações dos usuários, identificando se pertencem a algum segmento de negócios para exibir no Google Ads anúncios relacionados.

Vale lembrar que todas as informações acima foram extraídas de um APK que parece ser o aplicativo responsável pelo gerenciamento do Project Fi. Ainda esperamos por detalhes como data de lançamento, ou como o usuário pode ser cliente da operadora. De qualquer forma, os rumores sobre o assunto não param de aparecer.

Via Android Police