cabo-submarino-google

O Google, em parceria com a empresa Padtec de Campinas (SP), vai desenvolver um novo cabo submarino de fibra ótica, para a transmissão de dados entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

O novo cabo de dados reforça o compromisso do Google em reforçar a qualidade dos seus serviços no país, com uma maior estrutura técnica. Além disso, reforça a estratégia da empresa em ver o mercado brasileiro como um dos mais importantes dentro de sua perspectiva comercial, marcando a entrada do país no mercado global de repetidores e cabos oceânicos de dados.

O cabo recebe o nome JÚNIOR, em homenagem ao pintor e desenhista brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior, e vai ligar a Praia da Macumba no Rio de Janeiro à Praia Grande na Baixada Santista, unindo 390 quilômetros. O sistema deve iniciar suas operações no segundo semestre de 2017.

O JÚNIOR tem oito pares de fibra e três repetidores submarinos desenvolvidos pela Padtec, e se interconectará com outros dois cabos oceânicos na região já anunciados pelo Google: o MONET, cabo de 10 mil quilômetros que conectará Boca Raton, Fórida (EUA) às cidades de Fortaleza (CE) e Santos (SP), e o TANNAT, que se estenderá por 2 mil quilômetros entre Santos até Maldonado (Uruguai).

Os três cabos vão ajudar a suprir a demanda por rápidas e confiáveis conexões, ampliando a infraestrutura digital do Google na América do Sul.

Via Google Blog