GoogleTranslate

O Google Translate (ou Google Tradutor) é um dos serviços mais utilizados da Google. Nasceu em 2006 e foi melhorando com o tempo, incorporando melhores traduções e suportando mais idiomas, ao ponto de ser a referência na internet, e o mais utilizado em todo o mundo.

Para comemorar o seu décimo aniversário, a Google publicou um post no seu blog corporativo, lembrando o início do Google Translate, que suportava apenas dois idiomas e com centenas de usuários. O serviço foi crescendo e suporta hoje 103 idiomas, sendo utilizado por centenas de milhões de usuários todos os dias. Muitos provavelmente dirão que o fato de ter a Google bancando o serviço foi determinante para a sua expansão, mas não é menos certo afirmar que qualidade das traduções do serviço é das melhores que se pode encontrar na internet.

A Google mencionou dez dados, curiosidades e brincadeiras envolvendo o Google Translate:

1. Ajudou a romper barreiras linguísticas para que uma comunidade no Canadá pudesse se comunicar com uma família de refugiados sírios.

 

2. É utilizado por mais de meio bilhão de pessoas no mundo. As traduções mias realizadas são do inglês para o castelhano, árabe, russo, português e indonésio.

3. Todos os dias são traduzidas mais de 100 bilhões de palavras pelo serviço.

4. As traduções refletem tendências e eventos do momento.

5. Os usuários ajudam a melhorar o serviço através do Translate Community. Mais de 3.5 milhões de pessoas ajudaram a melhorar o Google Translate, melhorando o suporte a novos idiomas, além de melhorar as próprias traduções, algo crítico quando se traduz certas expressões de muitos idiomas, cuja tradução real fica bem longe da literal.

6. O Brasil é o pais que mais usa o Google Translate.

7. Além de traduzir textos em um site, a ferramenta também pode traduzir textos escritos em cartazes em 28 idiomas.

Traduccion-de-texto-a-traves-de-la-camara-con-Google-Translate

8. Oferece a possibilidade de ter conversas bilíngues através do reconhecimento do idioma pela voz, suportando 32 idiomas.

9. Não precisa de conexão com a internet se instalado os componentes necessários nos aplicativos para smartphones.

10. A Google quer seguir melhorando e oferecendo o Google Translate por pelo menos mais dez anos, algo que é quase certo vendo a grande difusão e aceitação do serviço.

Por fim, não podemos nos esquecer do Google Chrome, navegador web que incorpora também uma opção para traduzir um site quando o mesmo não está no mesmo idioma que o sistema que estamos utilizando.

Via Google