google-reader

Todos foram pegos de surpresa, mas ao mesmo tempo, não era uma surpresa para ninguém. O Google acaba de informar que o Google Reader, agregador de feeds RSS do buscador de internet, encerra as suas atividades de forma oficial e definitiva. O serviço será desativado no dia 01 de julho de 2013.

O anúncio foi feito no blog oficial do Google, e replicado no blog oficial do Google Reader. O Reader é um dos serviços complementares que está presente na plataforma do Google desde 2005, e se destacava pela praticidade na inclusão dos feeds, pela organização na visualização de notícias e, antigamente, pela praticidade no compartilhamento de notícias.

Porém, o serviço já não era mais atualizado há tempos, e um dos argumentos do Google para encerrar o serviço era a queda no número de usuários do serviço. Coincidentemente, isso aconteceu a partir do momento que o próprio Google desativou o recurso de compartilhamento de conteúdos do Reader entre os usuários.

Outro argumento para o fim do Reader (segundo o Google) é que eles, como empresa, precisam investir nas plataformas em atividade (mais especificamente no Google+, que possui recursos “semelhantes” ao Reader, mas que não é um agregador de RSS).

Sabemos que existem outras opções no mercado, e vamos começar a procurá-las imediatamente. Porém, para quem trabalha todos os dias com o recebimento de notícias (o TargetHD.net entra nesse perfil), o Reader era a plataforma que atendia as necessidades mais básicas, principalmente no que se refere a ter todo o conteúdo na nuvem, ou utilizando a interface web, dispensando a necessidade de instalar um add-on ou plugin no navegador.