google-parede-foto-reativa-01

Uma das coisas mais legais do filme De Volta Para o Futuro II é a possibilidade de transformar as paredes da casa em telas, através de projeção de imagens. Hoje, uma nova patente do Google pode oferecer algo semelhante, através de uma pintura foto-reativa.

Essa nova patente mostra um novo sistema de projeção sobre paredes com a já citada pintura foto-reativa, onde independente da cor da parede, ela pode ser alterada depois de receber a luz projetada, transformando a parede em algo muito similar a uma tela de TV ou smartphone, tanto na resolução como na qualidade de imagem e brilho similar a um leitor de livros eletrônicos.

google-parede-foto-reativa-02

A pintura da parede funcionaria de forma similar ao que acontece com a tinta eletrônica, reagindo às projeções e deixando-as fixas até que uma nova apareça. Até se fala de projetar imagens em movimento, vídeos e temas pré-carregados, como Natal, Halloween ou qualquer outra data importante, mudando a paisagem habitual da casa.

A pintura pode ser usada em qualquer parede, dando a possibilidade de oferecer todo um cenário dentro da nossa casa, de acordo com a ocasião, já que tudo seria controlado através do nosso smartphone ou computador, com a ajuda da tecnologia de streaming sem fio do Google, presente hoje no Chromecast.

google-parede-foto-reativa-03

Com isso, estaríamos diante de uma nova forma de consumir conteúdos, já que ao ter os projetores conectados ao smartphone, poderíamos inclusive assistir TV, adicionar widgets com previsão do tempo ou resultados esportivos, e até adicionar imagens em movimento de uma paisagem de neve em pleno verão. As possibilidades são infinitas.

Obviamente, é preciso ter um pouco de cautela. O Google fala apenas de uma patente, e essa não é uma garantia que veremos um dispositivo desse tipo em um futuro próximo. Mas que é muito interessante conhecer o que eles estão planejando, não resta a menor dúvida que sim.

Via Quatz