solara50

A Google tem um novo projeto secreto em desenvolvimento pela mesma equipe do Project Loon. O Project Skybender pretende compartilhar internet 5G através de drones solares.

A gigante de Mountain View teria iniciado os testes com ondas milimétricas em um hangar especial, que pertencem ao projeto Virgin Galactic. Estas ondas milimétricas são capazes de transmitir dados 40 vezes mais rápido que as redes LTE, e podem transformar na tecnologia encarregada em distribuir a internet 5G. A DARPA começou a trabalhar com ela em 2012 para realizar testes de conexão de internet no passado.

A verdadeira vantagem das ondas milimétricas é poder acessar um novo espectro, já que o atual espectro móvel está saturado. A Google também tenta solucionar o problema desse tipo de transmissão se desvanecer depois de percorrer uma distância curta, não permitindo uma comparação de alcance de um sinal móvel. Resolvendo isso, é possível uma transmissão de sinal 5G a partir de céu.

O Project Skybender usa nesse momento “aeronaves opcionalmente pilotadas (OPA)”, chamadas Centaur, além de um drone solar, o Solara 50, fabricado pela Titan Aerospace, já utilizado pela Google em 2014 em seus testes. A  Google tem nesse momento a autorização da FCC para seguir com os testes do seu sistema de drones no Novo México até o próximo mês de julho.

Ou seja, nos próximos meses certamente escutaremos novos detalhes do projeto, da mesma forma que eles fizeram antes com o Project Loon.

Via The Guardian