google-project-vault-02

Na Google I/O 2015, o Google apresentou um projeto muito interessante, conhecido como Project Vault. Por enquanto, apenas 500 pessoas dentro da empresa estão testando esse cartão microSD que inclui no seu interior um chip ARM de baixo consumo, NFC, 4 GB de armazenamento e um sistema operacional próprio, que trabalha de forma independente, contínua e em tempo real.

A ideia é oferecer um completo sistema de segurança independente disfarçado de microSD que pode, por exemplo cifrar as comunicações que realizamos a partir de diferentes aplicativos, de forma que ao passar por um servidor, ele só reconhece o texto cifrado.

Tudo foi pensado na melhora da segurança do smartphone ou tablet. O Project Vault, dentro de seu próprio sistema operacional independente, faz com que nenhum dispositivo identifique esse microSD com a real função que ele foi concebido. Se tudo der certo, o Google deve lançar o projeto como solução ao mercado profissional em um sentido mais amplo, mas sem descartar o seu lançamento par ao consumo em geral. Isso é, se o seu desenvolvimento acontecer de forma adequada.

Via Softpedia