chromeos-android

Segundo o The Wall Street Journal, a Google estaria trabalhando nos últimos dois anos para unificar Chrome OS e Android. Os resultados desse sistema operacional unificado devem aparecer de forma oficial em 2017, mas é possível que a primeira versão apareça já no ano que vem.

O WSJ informa que que esta nova versão do Android também vai rodar nos PCs, mas não está claro que a Google se refere ao Windows e Mac ou se é uma versão rebatizada do Chromebook. A primeira opção não é tão descabida, já que o navegador Chrome já contem a maioria das funcionalidades do Chrome OS.

Levando em conta que a Google quer levar a sua loja Google Play para o máximo de dispositivos possível, faria bastante sentido ver uma versão que funciona com uma grande quantidade de computadores com Windows e Mac. Os Chromebooks, por sua vez, teriam outro nome, até agora não revelado.

Desde que Sundar Pichai assumiu as rédeas do Android e Chrome OS em março de 2013, especulou-se muito sobre a fusão dos dois sistemas operacionais. Ainda que Pichai tenha dito inicialmente que eles se manteriam separados, o certo é que Hiroshi Lockheimer foi designado para administrar os dois sistemas operacionais no final de 2014, mas ao que parece, eles não estão mais tão separados como parecia.

Ainda falta muito para ver esse novo sistema operacional combinado, mas provavelmente na próxima Google I/O ele será conhecido pela primeira vez.

Via The Wall Street Journal