Android-logo

Um rumor muito interessante apareceu nas últimas horas: a Google estaria planejando criar um Android personalizado, que seria utilizado nos próximos smartphones dentro da linha Nexus. Este é um movimento bem arriscado, e até desnecessário para muitos.

Quando falamos de um Android personalizado, estamos falando de uma versão com várias capas de personalização, oferecendo funções e características que em muitos casos não estão disponíveis no que conhecemos como “Android puro”. O exemplo mais emblemático disso é a TouchWiz da Samsung, que é uma capa de personalização muito profunda, com efeitos estéticos como funcionais, além de implicar um maior consumo de recursos.

O grande mal da personalização é o desempenho. O Android limpo tem um desempenho melhor em dispositivos mais modestos, ainda que algumas funções sejam renunciadas, ou cheguem bem mais tarde. Até agora, a Gogole apostou no sistema operacional puro nos seus modelos Nexus, e a resposta dos usuários vem sendo muito positiva. Porém, o rumor de agora pode indicar uma mudança de estratégia.

Apesar de interessante, o rumor perde um pouco de sentido, pois tudo o que o Android não precisa nesse momento é de um elemento novo para diferenciá-lo ainda mais, pelo menos na parte do software. O mero fato de oferecer uma versão leve e limpa do sistema operacional já marca uma diferença clara diante dos dispositivos de outros fabricantes.

Via WCCFTech