google-io-2013-22

A Google também confirmou a sua versão de “Game Center”. O Google Play Game Service é um recurso que tem como objetivo integrar jogadores de games Android em diferentes níveis, além de permitir partidas multiplayer em seus dispositivos.

A opção do Android tem uma grande diferença em relação ao Game Center da Apple. O serviço do sistema da Google chega em formato de ferramenta para os desenvolvedores, no lugar de ser ofertado como um aplicativo independente. Dessa forma, será possível migrar conquistas, pontuações e partidas salvas em uma plataforma (Android) para outra plataforma (iOS), usando como ponto comum a sua conta no Google+.

google-io-2013-23

A Google garante que a Play Game Service estará disponível para todos os desenvolvedores, de forma que eles não são obrigados a incluir o recurso em seus aplicativos. O serviço chega acompanhado de uma API, que permitirá aos desenvolvedores detectarem se o jogo foi comprado na loja da Google Play, e assim, poder controlar melhor os níveis de pirataria do seu aplicativo.

Alguns poucos jogos já contam com a opção de multijogador, mas essa lista certamente deve crescer nos próximos meses.

google-io-2013-25 google-io-2013-27 google-io-2013-24