datacenters

Um raio caiu sobre a rede elétrica de uma cidade na Bélgica, provocando uma queda de tensão que afetou o centro de dados que o Google possui naquele país. O resultado? A perda permanente de 0,000001% dos dados dos usuários armazenados pela empresa.

O incidente afetou alguns dos novos usuários do Google Cloud Platform, que perderam os dados recentemente salvos em um ‘disco persistente’ no seu centro de dados Europe-West1-b. Em comunicado, o Google explica que “apesar do sistema automático auxiliar restaurar a energia rapidamente, e os sistemas de armazenamento forem desenvolvidos para funcionar com uma bateria reserva, alguns dos dados recentemente salvos foram armazenados nos sistemas de armazenamento que eram mais suscetíveis a falhas de energia procedentes de uma descarga da bateria prolongada ou repetida”.

Por conta do erro, o Google assumiu os estragos, e afirma que está trabalhando para atualizar o seu hardware de armazenamento para que ele seja menos vulnerável em caso de outra tensão elétrica dessa espécie.

Apesar de ser uma perda mínimas de dados – que não afetou uma grande quantidade de usuários -, esta é uma prova clara que no mundo da informática nada é infalível, e que é sempre bom ter os dados mais relevantes em diferentes locais, para garantir a segurança e sobrevivência dos mesmos com o passar do tempo.

Via The Next WebGoogle Cloud Platform