Ao longo desse final de semana, os usuários do Google já puderam observar algumas importantes mudanças no formato da ferramenta de busca de imagens. O sistema está redesenhado, para facilitar a navegação dos usuários, se tornando mais rápido, intuitivo e, principalmente, visual.

É justamente no navegador do Google, o Google Chrome, que as mudanças estão mais efetivas. No lugar do usuário acessar uma nova página para visualizar as imagens, ela simplesmente é aberta diretamente na tela de resultados, em uma área que é aberta por uma animação em slide na vertical. Quando você clicar em uma imagem, você pode percorrer rapidamente o conjunto de todas as imagens listadas na busca usando o teclado. Os resultados da busca permanecem na tela, e você não precisa ficar usando o comando “voltar” do navegador para voltar aos resultados depois de visualizar as imagens.

Caso o usuário queria verificar outros resultados na busca, basta apenas rolar para baixo e continuar a visualização dos resultados do ponto onde parou. Caso você queira acessar o site onde a imagem está hospedada, basta clicar na foto, ou usar as ferramentas disponíveis na tela onde está acessando os resultados da busca.

Segundo o blog do Google Brasil
, essa nova interface para busca de imagens será lançada ao redor do mundo nos últimos dias, mas como mostramos na imagem acima, para alguns usuários do Brasil, ela já está disponível. Observamos que as mudanças estão efetivas nos navegadores Google Chrome e Opera. Não está claro se a nova interface será compatível com os demais navegadores do mercado, mas o Google espera que essa atualização torne a busca de imagens algo mais fácil e divertido.