Vamos refrescar um pouco a memória, e recapitular os fatos e acontecimentos, tal como eles aconteceram. A Apple lançou o iOS 6, e uma de suas novidades era o Apple Maps no lugar de Google Maps como aplicativo nativo de mapas. Porém, o resultado final não agradou muito aos usuários do iOS 6, que clamavam por alguma opção do Google. Muitos usuários do iOS 5 que viram essas reclamações (eu inclusive) não se prontificaram a sequer tentar atualizar os seus dispositivos até que um aplicativo de mapas do Google fosse lançado para o iOS 6. E isso aconteceu nessa semana.

Muito bem, quando o Google Maps for iOS foi lançado, foi alegria geral para todos. A prova disso é que o aplicativo chegou ao topo dos mais baixados entre os aplicativos gratuitos em questão de minutos, e que o seu volume de downloads na App Store alcançou a marca de 10 milhões em apenas 48 horas.

A consequência direta disso é o efeito colateral que dá título para esse post. O número de atualizações para o iOS 6 simplesmente disparou em 30% poucos dias depois do lançamento do Google Maps for iPhone. Quem revela essa informação é a MoPub, uma empresa dedicada à publicidade em dispositivos móveis. Com esses dados em mãos, o CEO da empresa deixa muito claro: “isso demostra que muitos usuários estavam sim esperando a chegada do Google Maps para atualizar os seus dispositivos”.

Eu, inclusive.

Via CNET, Telegraph