pesquisa-voz-desktop-google-01

A Google anuncia em seu blog oficial que passa a disponibilizar o recurso de pesquisa por voz para o navegador Chrome para desktops. De forma semelhante ao que acontece na versão para desktops, a partir de agora, o usuário poderá fazer pesquisas no navegador ditando a palavra ou frase que deseja realizar a busca.

O recurso de pesquisa por voz via celular já está disponível a alguns anos, tornando a vida de quem utiliza dispositivos móveis muito mais prática. Afinal de contas, é mais funcional você falar para o smartphone aquilo que você deseja pesquisar do que digitar a frase ou palavra em questão. A partir de agora, você pode fazer o mesmo no seu computador, desde que você tenha o navegador Chrome instalado.

pesquisa-voz-desktop-google-02

Segundo informa a Google em seu blog oficial, o recurso está integrado na API do Google Chrome a partir da versão 27 ou superior do navegador. Além disso, é preciso (obviamente) ter um microfone instalado em seu equipamento, mesmo que seja o microfone interno do seu laptop. Antes de utilizar o recurso, certifique-se que o seu microfone está devidamente habilitado no seu equipamento.

A pesquisa por voz é bem vinda quando precisamos buscar temas em outros idiomas, ou com origem fonética complexa. Em muitos casos, o usuário não consegue escrever a palavra, mas ao menos sabe pronunciá-la, mesmo que seja em uma pronúncia não tão perfeita quanto a original. Nesse caso, o Google Search entra em ação, corrigindo essa pronúncia, e mostrando os resultados relacionados com aquela palavra, já corrigida.

pesquisa-voz-desktop-google-03

Via Google Blog