600x436xg-latitude-for-iphone-rm-eng.jpg.pagespeed.ic.1vmrJx3F4J

A lista de serviços enterrados pela Google vai aumentar. O Latitude, serviço de localização móvel que permitia aos usuários saber onde os seus contatos estão no mundo, será oficialmente encerrado no dia 9 de agosto (sim, daqui a praticamente um mês).

O Latitude terá o mesmo fim do Google Reader, com a diferença que, para o serviço de agregador de feeds RSS, a Google teve o cuidado de avisar com quase seis meses de antecedência. No caso do Latitude, foi praticamente um “aviso prévio”, como se fosse aquele office boy que vai deixar a empresa.

Isso pode ser explicado com uma teoria muito simples: a quantidade de pessoas que realmente utilizam o Latitude é infinitamente menor que aquelas que utilizavam o Google Reader. Logo, se a pessoa foi pega de surpresa com essa repentina decisão, que fique informada que existe a algum tempo um ótimo aplicativo que faz muito bem esse papel de encontrar os seus amigos ao redor do mundo: o Foursquare.

Não só o Latitude chega ao fim, mas também todas as APIs relacionadas ao serviço. Ou seja, qualquer desenvolvedor de um aplicativo de terceiros que utiliza como base os dados do Latitude precisa começar a pensar em uma alternativa. Caso contrário, os seus apps vão simplesmente parar de funcionar. Para aqueles que desejam fazer check-in utilizando os serviços do Google, agora terá que utilizar o Google+, podendo assim compartilhar a sua localização com os seus contatos dentro da rede social.

Por fim, é mais uma ferramenta da Google que nos despedimos. Se bem que, nesse caso, não creio que essa perda causará tanta comoção quanto no caso do Google Reader (que, por sinal, nem sinto mais falta dele hoje… valeu, Feedly!).

Via GoogleThe Next Web