Hoje, 09 de novembro de 2012, o mundo relembra um dos episódios mais importantes de sua história moderna. Há 23 anos, o Muro de Berlim, símbolo da chamada “Cortina de Ferro”, era destruído, simbolizando assim a unificação da Alemanha Ocidental e da Alemanha Oriental, tornando essa nação única uma das mais fortes da Europa. Para celebrar essa data, o Google lançou uma exposição online de fotos e vídeos sobre o evento.

A exposição recebe o nome “Queda da Cortina de Ferro“, e conta com a parceria do DDR Museum de Berlim, o Museu de História da Polônia e o canal TVR, da televisão romena, além das fotos da Getty Images. São 13 exposições com documentos históricos, fotos e vídeos que relatam histórias de bastidores dos acontecimentos entre os dias 2 de outubro e 10 de novembro de 1989. A coleção também conta com a colaboração de historiadores independentes, que forneceram comentários e materiais relacionados à este momento histórico.

A inclusão da exposição é a mais nova contribuição do Instituto Cultural do Google, que foi lançado no mês passado, e já conta com 42 exposições online. O objetivo do instituto é relatar as histórias mais importantes do século passado, com um material jornalístico ou não, em fotos, áudio, vídeo e texto. Tal ferramenta pretende contribuir com a criação de uma memória histórica sobre os acontecimentos dos últimos 100 anos (ou mais), cujo conteúdo estará disponível ao internauta de forma gratuita, e com o fácil acesso oferecido pela internet.

O material apresentado aborda temas como a criação e evolução do sindicado Solidariedade, a vida na Alemanha dividida, diários que documentam os eventos em Berlim, como nos caso de eleições manipuladas, os protestos iniciais pela queda do muro, e apresentações musicais no local, além de relatos de correspondentes não alemães, que trabalharam em Berlim Oriental na década de 1980, entre outros conteúdos.

Você quer ser um parceiro do Instituto Cultural do Google? Entre em contato com eles para enviar o seu material histórico, clicando aqui. Abaixo, veja um vídeo que mostra um pouco dessa exposição.