google-fit-2

Google Fit Platform é a resposta da Google ao Healthkit e S Health, soluções da Apple e Samsung para organizar aplicativos e periféricos de saúde e fitness. Oferece aos desenvolvedores uma série de APIs para obter informações sobre a saúde do usuário, de modo que nenhuma estatística seja perdida ao passar de um aplicativo para outro.

Esta era uma das novidades mais esperadas da Google I/O 2014, muito por conta de alguns vazamentos ocorridos a alguns dias, mas o fato é que não foram reveladas muitas novidades sobre a plataforma no evento de hoje (25). Só foi dito que a plataforma serve para centralizar o monitoramento de nossa saúde, e que vai permitir aplicativos e sensores interajam entre si.

O único aplicativo compatível com a plataforma demonstrado no evento foi o Noom, porém, já existem parcerias fechadas com a Adidas e a Nike para o ecossistema de periféricos para o Google Fit. Os demais podem começar a trabalhar com o SDK do sistema em algumas semanas.

Certamente o Google Fit não exclusivo para o Android. Todo o seu potencial será explorável às demais plataformas da Google, inclusive os dispositivos do tipo wearables (ou gadgets vestíveis).