ft8tul1vrmkmao9mcoax

Segunda tentativa. É assim que podemos classificar o Android TV, a nova tentativa da Google para oferecer ao usuário a sua plataforma para Smart TVs. Não é um novo sistema, mas sim a mesma plataforma que usará o Android L, mas adaptada para a TV. O objetivo do Android TV é que ele seja usado do mesmo modo que utilizamos outros sistemas de set top box, como por exemplo o Apple TV ou Roku.

O fato de utilizar o Android L na TV significa que todos os aplicativos da Google Play poderão ser utilizados na tela da televisão sem maiores problemas na hora de reajustar o tamanho e a resolução. Esse passo é muito focado nos usuários que querem utilizar o smartphone como controle remoto e o Andorid TV como console de videogames, já que o suporte para controles está garantido.

650_1000_android-tv

O objetivo do Android TV é estar nas nossas TVs via set top boxes e também a partir da própria TV. Isso se traduz em uma série de parcerias: Razer e Asus desenvolverão equipamentos para conectar na TV, enquanto que Sharp e Sony fabricarão TVs que vão incluir o sistema da Google de série.

650_1000_google_i_o_2014_-_keynote_-_youtube_110

Chromecast, Mirroring e mais personalizações

Quando o Chromecast foi lançado, muitos questionaram a sua utilidade. É certo que o preço era muito atraente, mas no começo, ele pouco poderia fazer, sem falar que o produto tinha um “problema” a ser resolvido: receber a capacidade de duplicar a tela do smartphone ou tablet na TV.

Agora, finalmente, essa função está disponível. A Google afirma que fez um grande esforço para garantir que o atraso de sinal seja o mínimo possível. Na demo apresentada na Google I/O, foi visto como o recurso funcionava com o Android L.

650_1000_google_i_o_2014_-_keynote_-_youtube_131

Porém, esse recurso não será compatível com todos os smartphones do mercado. Por enquanto, só estão disponíveis para os modelos HTC One M7, LG G2, LG G2 Pro, Google Nexus 4, Nexus 5, Nexus 7 (2013) e Nexus 10. A Samsung terá alguns modelos compatíveis: Galaxy Note 3, Galaxy S4 e Galaxy S4. E de forma surpreendente, a Motorola não está nessa lista.

Outra novidade importante é que agora poderemos utilizar o Chromecast sem estar conectado na mesma rede WiFi. É possível a conexão por proximidade, algo bastante útil se temos muitos convidados em casa, permitindo a escolha de diferentes conteúdos de forma simples para essas pessoas.

Além do mirroring, agora podemos personalizar a tela inicial do Chromecast, com diferentes fundos de tela. É certo que isso também não é uma novidade muito substancial, mas é um pequeno detalhe que muitos agradecem.

E todas essas novidades estarão disponíveis em breve, na próxima atualização do software.