A Google realizou mais uma conferência inaugural da Google I/O, evento para desenvolvedores, e deixa claro que sua aposta é na Inteligência Artificial, que é a base das melhorias de seus principais produtos.

Começando pelo Gmail, que recebe uma nova funcionalidade chamada Smart Composer, que sugere frases ou parte delas em função do contato para o qual estamos escrevendo uma mensagem.

O app de Fotos também recebe novas funções de inteligência artificial, que facilitará o compartilhamento de fotos com outros contatos, identificando quem aparece na imagem, colorindo automaticamente fotos em preto e branco, criando documentos PDF a partir de fotos de documentos e sugerir melhorias automáticas para fotografias. Todas as novidades devem chegar ao aplicativo nos próximos meses.

 

 

O Google Assistente deve ser totalmente conversacional, estando disponível quando você necessita dele. A voz atual do assistente se baseia na voz de uma pessoa real, e agora a empresa adicionou seis novas vozes.

Outra novidade do Google Assistente é que só será preciso dizer ‘OK, Google’ na primeira vez que nos dirigirmos ao assistente, mas não nas próximas interações dentro de uma mesma consulta. Também será possível pedir várias coisas para a Google na mesma frase, inclusive com frases bem complexas.

Se você utiliza um dispositivo com Google Assistente em família, saiba que a Google vai responder as crianças com reforços positivos quando eles pedirem as coisas com um ‘por favor’, de forma adequada.

 

 

A Google quer levar o Assistente para as telas inteligentes e, para isso, apresentou os primeiros dispositivos da JBL, Lenovo e outros que chegarão ao mercado em julho. Essas telas inteligentes permitem ver fotos, vídeos, videochamadas, vigiar a casa com outros dispositivos, planejar uma viagem com o Google Mapas, entre outros.

Nos smartphones, o Google Assistente vai oferecer respostas adaptadas à tela, mostrando informações multimídia, controles touch, etc. O assistente também será mais proativo, já que ao arrastar a tela para cima é possível ver um resumo do nosso dia, viagens programadas, lembretes, entre outros.

Para quem quiser utilizar o Google Assistente no carro, ele vai se integrar com o Google Mapas de forma que poderemos interagir com ele sem que desapareça a visualização do mapa na tela.

 

 

Um item surpreendente do Google Assistente é a sua capacidade de ligar para reservas em restaurantes ou negócios que não contam com reservas online. Também será capaz de manter uma conversa com a pessoa do outro lado da linha, como se fosse uma pessoa real.

Outro uso dessa tecnologia é a possibilidade da Google ligar para um estabelecimento para perguntar pelo horário em dias mais conturbados, e atualizar as informações do comércio automaticamente nos resultados do Google. A funcionalidade vai chegar de forma experimental nas próximas semanas.

A Google também vai oferecer recursos como deixar de ver o YouTube se ficamos muito tempo diante da tela, agrupar as notificações do dia em uma só, controlar o tempo de tela das crianças, entre outras.

 

 

O Google News também foi melhorado para oferecer notícias relevantes para o usuário sem precisar digitar os seus assuntos de interesse, mostrando as informações de forma atraente.

Para determinadas notícias, o Google News vai agrupar diferentes artigos relacionados que vão nos permitir entender melhor o que aconteceu. Se é uma notícia que aconteceu ao longo de um período de tempo, ele vai mostrar uma linha de tempo com os acontecimentos relevantes. Outro recurso será descobrir novas publicações que podem ser do nosso interesse, permitindo a assinatura daquela fonte de notícias de forma simples.

A nova versão do Google News será lançada em todo o mundo na semana que vem, para Android, iOS e na Web, em 127 idiomas.